Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 23 de Julho/2018, 16ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 12,38-42

Naquele tempo: 38 Alguns dos mestres da lei e fariseus começaram a provocá-lo, dizendo: “Mestre, queremos ver um sinal vindo de ti”. 39 Mas ele lhes respondeu: “Geração má e rebelde! Pede um sinal, mas não lhe será dado outro, senão o do profeta Jonas. 40 Porque, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do monstro marinho, assim o Filho do homem estará no seio da terra três dias e três noites. 41 Os homens de Nínive vão se levantar contra esta geração no dia do Juízo e condená la, porque eles mudaram de vida com a pregação de Jonas, e eis aqui alguém maior do que Jonas! 42 A rainha do Sul vai se levantar no dia do Juízo contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão, e eis aqui alguém maior do que ele!”.

Primeira Leitura: Mq 6,1-4.6-8

1 Escutai, pois, o que diz Javé: Levanta-te, faze um processo perante os montes, e as colinas ouçam a tua voz! 2 Ouvi, montanhas, o processo de Javé; prestai ouvidos, fundamentos da terra! Porque Javé tem um processo com o seu povo, e com Israel ele está em litígio. 3 “Povo meu, que te fiz? Em que te fatiguei? Responde-me! 4 Será porque te fiz subir da terra do Egito e te resgatei da casa dos escravos e enviei diante de ti Moisés, Aarão e Míriam? 6 Com que apresentar-me diante de Javé, e inclinar-me diante do Deus das alturas? Apresentar-me-ei a ele com holocaustos, com os novilhos na idade de um ano? 7 Javé sentiria prazer com milhares de carneiros,com grande quantidade de óleo? Daria o meu primogênito por meu pecado, o fruto do meu ventre por meu pecado? 8 “Ó homem, já te foi revelado o que é bom e o que Javé reclama de ti: somente praticar a justiça, amar a fidelidade, e caminhar humildemente com o teu Deus!”.

Salmo: Sl 49(50),5-6.8-9.16bc-17.21.23 (R/. 23b)

R. Darei a salvação ao homem reto.

5 Juntai diante de mim todos os meus, os que a minha aliança celebram”. 6 Anunciam os céus seu julgamento: é o próprio Senhor que vem julgar!

8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

16 Ao pecador, porém, Deus interroga: “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”