Evangelho: Mt 20,20-28
Naquele tempo:20 A mãe dos filhos de Zebedeu chegou perto de Jesus com os seus filhos e prostrou se diante dele para lhe fazer uma súplica. 21 Ele lhe perguntou: “Que queres?”. Ela lhe respondeu: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino”. 22 Jesus replicou: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber do cálice que estou para beber?”. Disseram-lhe: “Podemos”. 23 E1e continuou: “Haveis de beber do meu cálice. Mas quanto a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe concedê-lo, porque estes lugares são destinados àqueles para os quais meu Pai os reservou”. 24 Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados contra os dois irmãos. 25 Jesus então os reuniu e disse: “Sabeis que os chefes das nações as governam e os grandes exercem o poder sobre elas. 26 Mas entre vós não será assim. E quem quiser fazer-se grande entre vós será vosso servidor, 27 e quem quiser ser o primeiro dentre vós será o vosso empregado, 28 a exemplo do Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate pela multidão dos homens”.
Primeira Leitura: 2Cor 4,7-15
Irmãos:7 No entanto, levamos este tesouro em vasos de barro, para compreendermos que este poder imenso pertence a Deus, e não a nós. 8 De fato, somos oprimidos em tudo, mas não esmagados. Ficamos em dúvida, mas não desesperados. 9 Somos perseguidos, mas não alcançados, derrubados mas não destruídos. 10 Sempre trazemos no corpo os sofrimentos da morte de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. 11 Enquanto vivermos, seremos entregues continuamente à morte por causa de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo mortal. 12 Assim, a morte age em nós, e em vós, a vida. 13 E como possuímos o mesmo Espírito de fé, conforme aquilo que está escrito: acreditei e por isso falei, nós também cremos, e por isso falamos. 14 Sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor também vai nos ressuscitar com Jesus, vai colocar-nos, convosco, junto dele. 15 E isto tudo é por vossa causa, para que a graça faça crescer, por um número cada vez maior de pessoas, a ação de graças para a glória de Deus.
Salmo: Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/. 5)
R. Os que semeiam chorando colham a messe entre cânticos.
1 Quando o Senhor a Sião reconduzia os cativos, estar sonhando pensávamos. 2ab Tínhamos risos na boca e em nossos lábios, canções.
2cd Entre as nações exclamavam: “Deus fez por eles prodígios!”.3 Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!
4 Muda, Senhor, nossa sorte, como as torrentes do Sul: 5 Os que semeiam chorando colham a messe entre cânticos!
6 Saindo embora a chorar quem leva sua semente, possa voltar, entre hinos, trazendo os feixes colhidos!