Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 27 de Julho/2018, 16ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 Escutai, então, a parábola do semeador. 19 Quando alguém ouve a palavra do reino sem entender, é porque o Maligno vem e arranca o que lhe foi semeado no coração: este é o grão semeado pelo caminho. 20 O grão semeado em terreno pedregoso significa todo aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. 21 Contudo, não tem raiz própria, é homem inconstante: vindo uma aflição ou perseguição por causa da Palavra, perde a fé. 22 O grão semeado entre espinheiros significa aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação deste mundo e a sedução das riquezas a sufocam, e assim ela não produz fruto. 23 Quanto ao grão semeado em terra boa, indica os que ouvem a Palavra e a compreendem: e eles produzem bons frutos, na base de cem, de sessenta, de trinta grãos por um.”

Primeira Leitura: Jr 3,14-17

14 Voltai, filhos renegados — oráculo de Javé —, pois sou o vosso Senhor. Tomar-vos-ei, um de uma cidade, dois de um clã, e vos conduzirei para Sião. 15 Darvos-ei pastores segundo meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria. 16 Quando então, naqueles dias, vos multiplicardes e fordes fecundos — oráculo de Javé —, já não mais se falará: “Onde está a Arca da Aliança de Javé?”. Ela não mais será mencionada nem lembrada; não lhe sentirão a falta, muito menos fabricarão outra. 17 Nesse tempo Jerusalém será chamada “Trono de Javé”; em Jerusalém reunir-se-ão em nome de Javé todos os povos, e não mais se deixarão guiar pela contumácia do seu mau coração.

Salmo: Jr 31,10.11-12ab.13 (R/. cf. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10 Ouvi, nações, a palavra de Javé, anunciai-a às ilhas longínquas: “O que dispersou Israel o recolhe, e o guarda como um pastor seu rebanho”.

11 Pois Javé redimiu Jacó, resgatou-o da mão do mais forte. 12 Virão alegres às alturas de Sião, afluirão para as bênçãos de Javé.

13 Então a virgem dançará alegremente, jovens e velhos, todos juntos: mudarei seu luto em regozijo, confortá-los-ei, mudarei sua dor em alegria.