Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 28 de Julho/2018, 16ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 13,24-30

Naquele tempo Jesus 24 Contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas, enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio bem no meio do trigo, e foi-se embora. 26 Quando o trigo brotou e frutificou, apareceu também o joio. 27 Então os servidores procuraram o patrão para dizer-lhe: ‘Senhor, não foi boa a semente que semeaste em teu campo? Donde veio, então, o joio que se acha nele?’. 28 ‘Um inimigo foi quem fez isso’, respondeu-lhes. E os servidores lhe perguntaram: ‘Queres então que vamos arrancá-lo?’. 29 A isto ele respondeu: Não, porque pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30 Deixai os dois crescerem juntos até a colheita, e no tempo da colheita direi aos colhedores: colhei primeiro o joio e amarrai-o em feixes para queimar, recolhei depois o trigo em meu celeiro’”.

Primeira Leitura: Jr 7,1-11

1 Palavras dirigidas por Javé a Jeremias: 2 Toma posição às portas do Templo de Javé, proclama estas palavras e dize: Ouvi a palavra de Javé, vós todos judeus que por estas portas entrais para adorar a Javé! 3 Assim fala Javé dos exércitos, Deus de Israel: emendai vossa conduta e vossas ações e deixar-vos-ei ficar neste lugar.4 Não depositeis confiança em palavras falazes, proclamando: “Lá está o Santuário de Javé! Santuário de Javé! Santuário de Javé!”. 5 Mas, se realmente emendardes vossa conduta e ações e fizerdes justiça entre vós, 6 se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, não derramardes sangue inocente neste lugar e não correrdes atrás de deuses estranhos, para vossa desgraça, 7 então, deixar-vos-ei habitar neste lugar, no país que dei aos vossos pais desde a eternidade e para sempre. 8 Mas vós vos fiais em palavras falazes: esperança vã! 9 Como! Roubar, matar, cometer adultério, perjurar, queimar incenso a Baal, seguir deuses estranhos que desconheceis, 10 depois apresentar-se ante mim, neste Santuário, que leva meu Nome, e dizer: “Nós estamos a salvo!”, para continuar realizando todas essas abominações! 11 Aos vossos olhos este Templo que traz meu Nome é uma caverna de ladrões? Não sou cego! oráculo de Javé.

Salmo: Sl 83(84),3.4.5-6a.8a.11 (R./ 2)

R.Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3 Ansiosa desejou a minha alma os átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam ao buscar o Deus vivo.

4 Até as andorinhas acham casa, um ninho para os filhos: teus altares, Senhor Deus do universo, ó meu Rei e meu Deus!

5 Felizes os que habitam tua casa, pois sem cessar te louvam! 6 Felizes os que acorrem, peregrinos, e em ti recobram forças!

8a De uma altura a outra eles caminham.

11 Um dia nos teus átrios vale mais que mil outros que escolha! Mais vale o limiar da tua casa do que habitar com os ímpios!