Evangelho: Mt 13,31-35
Naquele tempo Jesus 31 Contou-lhes mais outra parábola: “O reino dos céus é como um grão de mostarda, que um homem pega e semeia no seu campo. 32 É a menor de todas as sementes, mas quando cresce vem a ser a maior das hortaliças, tornando-se até uma árvore em cujos ramos as aves do céu vão pousar”. 33 Disse-lhes ainda outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento, que uma mulher toma e mistura com uma boa quantidade de farinha, até que toda a massa fique fermentada”. 34 Tudo isto Jesus falou às multidões por meio de parábolas, e ele nada lhes dizia sem fazer uso delas, 35 para que se cumprisse o que havia sido dito pelo profeta: Abrirei minha boca em parábolas, revelarei coisas escondidas desde a criação do mundo.
Primeira Leitura: Jr 13,1-11
1 Assim me falou Javé: “Vai e compra um cinto de linho e põe-no sobre teus flancos, mas não o exponhas à água!”. 2 Comprei o cinto, conforme a ordem de Javé e o coloquei nos meus flancos. 3 Depois, foi-me dirigida novamente a palavra de Javé, nestes termos: 4 “Toma o cinto que compraste, que está sobre teus flancos, e vai em direção do Eufrates. Esconde-o lá, numa fenda da rocha!”. 5 Fui e ocultei o cinto, junto ao Eufrates, de acordo com a ordem de Javé. 6 Ao cabo de numerosos dias, disse-me Javé: “Põe-te a caminho do Eufrates e traze de lá o cinto que te mandei esconder!”. 7 Fui, pois, ao Eufrates, busquei e encontrei o cinto no lugar onde o havia escondido; contudo, estava todo estragado, completamente imprestável. 8 Eis que me foi dirigida a palavra de Javé, nos seguintes termos: 9 “Assim fala Javé: Da mesma maneira, destruirei a soberba de Judá e a grande soberba de Jerusalém. 10 Este povo malvado, que se recusa a escutar minhas palavras, e se guia pela teima do seu coração e vai atrás de deuses estranhos e os cultua e adora, fique como este cinto imprestável. 11 Pois assim como o cinto se ajusta aos flancos de uma pessoa, assim eu quis se ajustasse a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá — oráculo de Javé —, para que fosse o meu povo, minha glória, meu louvor e meu ornamento. Eles, porém, não obedeceram”.
Salmo: Dt 32,18-19.20.21 (R/. 18a)
R. Esqueceram o Deus que os gerou.
18 Esqueceste o Rochedo que te gerou, olvidaste o Deus que te criou. 19 Viu-os Javé e desprezou, com indignação, seus filhos e suas filhas.
20 Ele disse: ‘Ocultar-lhes-ei a minha Face, verei qual será o fim deles, pois é uma geração perversa, filhos sem fidelidade.
21 Enciumaram-me por um deusninharia, irritaram-me com vãs adorações: pois bem, eu vos enciumarei por um povo-ninharia, por nação insana vos indignarei.