Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 31 de Julho/2018, 17ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 13,36-4336

Tendo deixado a multidão, Jesus foi para casa. Os discípulos chegaram perto dele e pediram: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. 37 Ele explicou: “O semeador da boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente, os súditos do reino. O joio, os seguidores do Maligno. 39 O inimigo que o semeou, o Diabo. A colheita, o fim do mundo. Os colhedores, os anjos. 40 Como se recolhe o joio para ser queimado no fogo, assim acontecerá no fim do mundo: 41 O Filho do homem enviará os seus anjos, que tirarão do seu reino todos os que causam escândalos e promovem a iniquidade, 42 e os lançarão à fornalha acesa, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tiver ouvidos, que escute bem!

Primeira Leitura: Jr 14,17-22

17 Dir-lhes-ás esta palavra: “Meus olhos vertem lágrimas noite e dia, sem cessar; pois grande catástrofe atingiu a virgem filha de meu povo, uma chaga muito grave. 18 Se saio ao campo, eis o que a espada feriu; se entro na cidade, sofrimentos pela fome; até profetas e sacerdotes andam errantes pelo país, desnorteados”. 19 “Rejeitaste Judá de todo ou te desgostaste de Sião? Por que nos feriste, sem cura? Ansiamos por bem-estar, e não vem nada de bom! E o tempo de cura: eis o temor! 20 Reconhecemos, Javé, nossa malícia e a dos nossos pais, pois contra ti pecamos. 21 Não nos rejeites, por teu Nome; não deixes profanar o teu trono glorioso. Lembra-te, e não rompas tua aliança conosco. 22 Os ídolos dos povos fazem chover? O céu dá (por si mesmo) os aguaceiros? Não és, Javé, o nosso Deus? Em ti esperamos: és tu que tudo fizeste.”

Salmo: Sl 78(79),8.9.11.13 (R/. 9bc)

R.Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!

8 Não lembres contra nós dos pais a culpa, mas venha ao nosso encontro o teu amor; imensa humilhação nos acabrunha!

9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso; liberta-nos por causa do teu nome, perdoa por teu nome nossos crimes!

11 Chegue a ti o lamento dos cativos, liberta com teu braço poderoso os que à morte se encontram destinados!

13 Nós, porém, povo teu, ovelhas tuas, eternamente te rendamos graças, louvor de geração em geração!