Evangelho: Mt 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas. 46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Primeira Leitura: Jr 15,10.16-21
10 Ai de mim, minha mãe, por que me geraste? Sou homem de rixa e litígios para o país. Não fiz nem recebi empréstimos, mas todos me maldizem. 16 Quando se apresentavam palavras tuas, eu as devorava.Tua palavra é minha delícia e júbilo do meu coração, porque levo teu Nome, Javé, Deus dos exércitos. 17 Não me sentei alegre na roda dos foliões; sob o domínio de tua mão sentei-me sozinho, porque me encheste de cólera! 18 Por que minha dor é infinda, minha chaga é incurável, e não quer sarar? Tu te tornaste para mim como uma torrente falaz, como água ilusória. 19 Então Javé respondeu: “Se voltares, eu de novo te admitirei ao meu serviço, e se apresentares ideias nobres e não baixas, serás como minha boca. Eles é que se devem voltar para ti, e não tu para eles. 20 Farei de ti, para este povo, como um muro de bronze fortificado. Combaterão contra ti e não vencerão, porque estarei contigo para salvar-te e libertar-te — oráculo de Javé. 21 Salvar-te-ei da mão dos maus e te livrarei das garras dos tiranos”.
Salmo: Sl 58(59),2-3.4-5a.10-11.17.18 (R/. 17d)
R.Sois meu refúgio no dia da aflição.
2 Liberta-me, meu Deus, dos inimigos; contra os meus agressores me protejas! 3 De quem pratica o mal vem libertar-me, dos homens sanguinários me defendes!
4 Pois contra a minha vida eles conspiram, voltam-se poderosos contra mim. E no entanto, Senhor, de minha parte, não houve crime algum, nenhum pecado. 5 Sou inocente, e contra mim se atiram; desperta, põe-te à frente, olha o que fazem!
10 Ó minha força, para ti me volto: tenho-te, Deus, por minha cidadela. 11 O Deus do meu amor vem até mim: Deus fará com que eu veja quem me espreita!
17 Eu porém cantarei a tua força, louvarei de manhã tua bondade. Pois foste para mim a fortaleza, refúgio no meu dia de aflição.
18 Ó minha força, para ti me volto: tenho-te, Deus, por minha cidadela.