Evangelho: Mt 14,1-12
1 Naquele tempo chegou aos ouvidos do governador Herodes a fama de Jesus. 2 Então ele disse às pessoas de sua corte: “Este é o João Batista que ressuscitou dos mortos, e por isso é que o poder de fazer milagres está agindo nele”. 3 Com efeito, Herodes tinha mandado prender João e o jogara algemado na prisão por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. 4 Porque João lhe dizia: “Não é permitido conservá-la como tua mulher”. 5 Herodes, embora o quisesse matar, estava, no entanto, com medo do povo, que o tinha na conta de profeta. 6 Ora, por ocasião do aniversário natalício de Herodes, a filha de Herodíades dançou em público, e tanto agradou a Herodes, 7 que ele prometeu, sob juramento, dar-lhe tudo o que pedisse. 8 Ela, instigada por sua mãe, respondeu: “Dá-me aqui, na bandeja, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste. Contudo, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dada, 10 e mandou degolar João na prisão. 11 A cabeça dele foi levada numa bandeja e dada à jovem, que a levou para sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o sepultaram. Depois, foram informar a Jesus.
Primeira Leitura: Jr 26,11-16.24
11 Os sacerdotes e os profetas disseram aos magistrados e a todo o povo: “Este homem é réu de morte, pois profetizou contra esta Cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos!”. 12 Então Jeremias falou aos magistrados e a todo o povo nestes termos: “Foi Javé quem me mandou profetizar contra esta Casa e esta Cidade tudo o que acabais de ouvir. 13 Agora, pois, corrigi a vossa conduta e as vossas ações e escutai a voz de Javé, vosso Deus, para que ele se arrependa do mal com que vos ameaçou. 14 Quanto a mim, estou em vossas mãos: tratai-me como vos parecer bom e justo. 15 No entanto ficai sabendo que, se me matardes, fareis cair o sangue dum inocente sobre vós e sobre esta capital e sobre seus habitantes, porque Javé realmente me mandou proclamar aos vossos ouvidos todas estas palavras”. 16 Então os magistrados e todo o povo observaram aos sacerdotes e profetas: “Este homem não merece a morte, pois falou-nos em Nome de Javé, nosso Deus”.24 Mas Jeremias estava sob a proteção de Ahicam, filho de Safan, de modo que não caiu nas mãos do povo para ser morto.
Salmo: Sl 68(69),15-16.30-31.33-34 (R/. cf. 14)
R. No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!
15 Retira-me deste pântano, não possa ele tragar-me! Liberta-me do inimigo, do abismo de tantas águas. 16 Que as ondas não me arrebatem, o vórtice não me engula! Jamais a fossa consiga fechar se por sobre mim!
30 Curvado e ferido, eu veja erguer-me, ó Deus, teu auxílio! 31 Ó Deus vou cantar teu nome, exaltá-lo agradecido.
33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos.