Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 05 de Ago/2018, 18º Domingo Comum

Evangelho: Jo 6,24-35

Naquele tempo, 24 quando o povo viu que Jesus não estava ali, nem seus discípulos, entraram nas barcas e foram a Cafarnaum, procurando pelo Senhor. 25 Encontrando-o perto do mar, perguntaram lhe: “Rabi, quando vieste para cá?”. 26 Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: vós me procurais, não por causa dos sinais que vistes, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27 Trabalhai, não pelo alimento que se estraga, mas pelo alimento que dura até a vida eterna, aquele que o Filho do homem vos dará: porque Deus Pai o marcou com o selo do seu Espírito”. 28 Então lhe perguntaram: “Que faremos para realizar as obras de Deus?”. 29 Jesus lhes respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30 Perguntaram de novo: “Que milagre vais fazer para que vejamos e creiamos? Que podes fazer? 31 Nossos pais comeram do maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu”. 32 Ao que Jesus lhes respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; 33 porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34 Pediram-lhe: “Senhor, dai-nos sempre deste pão!”. 35 Jesus lhes disse por fim: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e o que crê em mim não terá mais sede.

Primeira Leitura: Ex 16,2-4.12-15

Naqueles dias 2 no deserto, começou toda a comunidade dos filhos de Israel a murmurar contra Moisés e Aarão. 3 Diziam-lhes os filhos de Israel: “Quem nos dera ter morrido na terra do Egito pela mão de Javé, quando estávamos sentados junto às panelas de carnes e comíamos pão à vontade! Pois vós nos fizestes sair para este deserto, a fim de matar de fome a toda esta multidão!”. 4 Disse Javé a Moisés: “Eu vou fazer chover para vós um pão do céu. Mas o povo, saindo, recolherá diariamente só a ração de um dia. Assim hei de prová-lo para ver se anda ou não na minha lei.12 “Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Por isso dize-lhes: ‘Ao entardecer comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. E sabereis que eu sou Javé, vosso Deus’”. 13 À tarde, de fato, foram subindo codornizes, as quais cobriram o acampamento. E pela manhã havia uma camada de orvalho em torno do acampamento. 14 Ora, quando a camada de orvalho se evaporou, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, granulosa e fina como geada sobre a terra. 15 Quando a viram, os filhos de Israel disseram, um ao outro: “Man-hu?” (“Que é isto?”), pois não sabiam o que era aquilo. Moisés então declarou-lhes: “Este é o pão que Javé vos dá como alimento.

Salmo: Sl 77(78),3.4bc.23-24.25.54 (R/. 24b)

R. O Senhor deu a comer o pão do céu.

3 Tudo aquilo que ouvimos e sabemos por nossos próprios pais nos foi contado.

4 A seus filhos não vamos ocultá-lo, vamos narrá-lo à nova geração. Dos feitos do Senhor e seu poder.

23 Contudo comandou as nuvens do alto, e eis que as portas do céu logo se abriram, 24 e fez chover maná para nutri-los e deu-lhes a comer um pão do céu.

25 O homem se nutriu do pão dos fortes, mandou-lhes alimento até fartarem-se.

54 Fê-los entrar em sua terra santa, montes por sua destra conquistados.

Segunda Leitura: Ef 4,17.20-24

Carísimos: 17 Portanto, eu vos digo e insisto no Senhor: não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, com sua mente vazia.20 Mas não foi assim que aprendestes a conhecer a Cristo, 21 se é que ouvistes falar dele e sobre ele fostes instruídos, segundo a verdade compendiada na pessoa de Jesus. 22 Abandonando a vossa vida passada, despojai-vos do velho homem, o qual vai se corrompendo, seduzido pelas paixões. 23 Renovai-vos em vossa mente e em vosso coração. 24 E revesti-vos do Homem Novo, criado segundo Deus e cuja vida é verdadeiramente reta e santa.