Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 06 de Ago/2018, 18ª Semana do Tempo Comum

Transfi guração do Senhor, festa

Evangelho: Mc 9,2-10

2 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os, a eles somente, a um lugar solitário, num alto monte. Transfigurou-se diante deles: 3 sua roupa tornou-se tão brilhante e alva que nenhuma lavadeira na terra conseguiria alvejar dessa maneira. 4 Apareceu-lhes Elias com Moisés, os quais se entretinham com Jesus.5 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. 6 É que não sabia o que dizer, pois estavam aterrorizados. 7 Apareceu, então, uma nuvem que os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu filho bem-amado! Escutai-o!”. 8 E de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém; apenas Jesus com eles.9 Ao descer do monte, ele lhes proibiu contar o que viram, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos. 10 Guardaram este segredo, mas perguntavam entre si o que significaria “ressuscitar dos mortos”.

Primeira Leitura: Dn 7,9-10.13-14 ou 2Pd 1,16-19

9 Enquanto eu contemplava, foram colocados tronos e um Ancião se assentou. Sua veste: branca como neve; os cabelos da cabeça: puros como lã. Seu trono: flamas de fogo com rodas de fogo ardente. 10 Corria um rio de fogo, saindo de diante dele. Milhares e milhares o serviam, miríade de miríades diante dele. O tribunal tomou assento e os livros foram abertos. 13 Eu contemplava, nas visões noturnas. Eis: com as nuvens do céu veio algo como um Filho do Homem. Ele chegou até o Ancião ao qual foi apresentado. 14 Foi-lhe dado império, honra e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará e o seu reino não será destruído.

OU (escolhe-se uma das leituras) Primeira Leitura: 2Pd 1,16-19

Caríssimos 16 Com efeito, não é por termos ido à cata de fábulas artificiosamente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo: fomos testemunhas oculares de sua grandeza. 17 Na verdade, ele recebeu da parte de Deus Pai honra e glória, quando do seio da majestosa glória de Deus lhe foi dirigida esta voz: “Este é meu filho bem-amado, em quem pus toda minha satisfação”. 18 E essa voz nós a ouvimos baixar do céu, quando estávamos com ele no monte santo. 19 Assim é que temos a maior confirmação da palavra dos profetas. Fazeis bem em fixar nela vossos olhares, pois é igual a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar- se a estrela da manhã em vossos corações.

Salmo: Sl 96(97),1-2.5-6.9 (R/. 1a.9a)

R. Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

1 Eis que reina o Senhor, exulte a terra; a multidão das ilhas rejubile! 2 São dossel do seu trono treva e nuvem, o Direito e a Justiça, suas bases.

5 Derretem-se as montanhas como cera, ante o Rei e Senhor de toda a terra. 6 Anunciam os céus sua justiça, veem todos os povos sua glória.

9 Pois superas de longe a terra inteira, tu excedes de muito os deuses todos.