Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 07 de Ago/2018, 18ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 14,22-36

Depois que a multidão comera até saciar-se 22 Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem antes dele para o outro lado, enquanto despedia o povo. 23 Despedido o povo, subiu ao monte, para rezar sozinho. Ao cair da noite, ainda estava ali, só. 24 A barca já estava bem distante da terra, e açoitada pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 De madrugada, foi ter com eles, caminhando sobre o lago. 26 Quando o viram andar sobre a água, os discípulos ficaram assustados: “É um fantasma!”, diziam com gritos de pavor. 27 Mas logo Jesus lhes disse estas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”. 28 Então, Pedro lhe respondeu: “Senhor, se és tu mesmo, manda-me ir ao teu encontro sobre as águas”. 29 Jesus lhe disse: “Vem!”. E Pedro saiu da barca, começou a caminhar sobre as águas, indo ao encontro de Jesus. 30 Mas, reparando na fúria do vento, ficou amedrontado. E, começando a afundar, gritou: “Salva-me, Senhor!”. 31 No mesmo instante, Jesus estendeu a mão e o segurou, dizendo: “Homem pobre de fé, por que duvidaste?”. 32 E, quando entraram na barca, parou o vento. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante dele afirmando: “Verdadeiramente és Filho de Deus!”.34 Acabada a travessia, tocaram em terra, na região de  Genesaré. 35 O povo daquele lugar o reconheceu e mandou avisar toda a região vizinha. 36 Então, lhe trouxeram todos os doentes e pediam que pelo menos os deixassem tocar na barra da sua roupa. E todos aqueles que a tocavam ficavam curados.

Primeira Leitura: Jr 30,1-2.12-15.18-22

1 Palavra dirigida a Jeremias, da parte de Javé, nestes termos: 2 “Assim fala Javé, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei!12 Na verdade, assim fala Javé: Incurável é tua ferida, tua chaga é sem remédio. 13 Ninguém defende tua causa. Não há cura para tua ferida, ela não se cicatriza. 14 Teus amantes te esqueceram, não fazem caso de ti. Feri-te como um inimigo, infligi-te num castigo cruel, pelo teu grande crime e teus muitos pecados. 15 Por que gritas por tua ferida, por tua dor aguda? Pelo teu grande crime e teus muitos pecados, tratei-te assim.18 Assim fala Javé: “Restabelecerei as tendas de Jacó, terei piedade de suas moradas. A cidade ressurgirá dos escombros, o palácio ocupará o lugar habitual. 19 Neles ressoarão cantos de júbilo e brados de alegria; multiplicá-los-ei, não os diminuirei; honrá-los-ei, não os humilharei. 20 Seus filhos serão como outrora, sua assembleia ficará firme ante mim; punirei todos os seus opressores. 21 Seu chefe será tomado dentre eles, seu soberano sairá do meio deles. Fá-lo-ei aproximar-se e ele virá a mim; pois, quem arriscaria sua vida para aproximar-se de mim! Oráculo de Javé. 22 Sereis meu povo, e serei vosso Deus.

Salmo: Sl 101(102),16-18.19-21.22-23 (R/. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16 Mas as nações, Senhor, temam teu nome, todos os reis da terra, a tua glória. 17 Quando o Senhor reconstruir Sião e no seu esplendor aparecer. 18 Quando houver atendido aos degredados, já não mais desprezando as suas súplicas.19 Escreva-se isto para os que hão de vir: pois louvará a Deus um novo povo. 20 Olha o Senhor do seu excelso templo, das alturas do céu contempla a terra, 21 para ouvir os lamentos dos cativos, para livrar da morte os condenados.22 A fim de que em Sião cantem seu nome,sempre em Jerusalém seja louvado, 23 quando todos os povos se juntarem, quando todos os reinos o servirem!