Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-Feira, 08 de Ago/2018, 18ª Semana do Tempo Comum

S. Domingos Presb, memória

Evangelho: Mt 15,21-28

21 Partindo dali, retirou-se Jesus para a região de Tiro e de Sidon. 22 Aconteceu que uma mulher cananeia, saindo de lá, começou a gritar: “Tem piedade de mim, Senhor, Filho de Davi! Minha filha está sendo muito atormentada por um demônio!”. 23 Mas ele não respondeu nada. Então, os discípulos se aproximaram e pediram: “Atendei-a, pois está gritando atrás de nós!”. 24 Ele então respondeu: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas a mulher foi se prostrar diante dele e disse: “Senhor, ajuda-me!”. 26 Ele respondeu de novo: “Não convém tomar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos”. 27 Ela replicou: “É verdade, Senhor! Pois justamente os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos!”. 28 Então disse Jesus finalmente: “Ó mulher, é grande a tua fé! Que te seja feito o que desejas!” E sua filha ficou curada desde aquele instante.

Primeira Leitura: Jr 31,1-7

1 Naquele tempo — oráculo de Javé — serei Deus dos clãs de Israel e eles serão meu povo. 2 Assim fala Javé: Encontrou graça, no deserto, o povo que escapou à espada; Israel caminhou para seu repouso.3 De longe Javé lhe apareceu. Com amor eterno eu te amei, por isso conservei-te meu favor. 4 Reconstruir-te-ei, serás reerguida, virgem de Israel. De novo te ornarás com teus tamborins e sairás em alegres danças, 5 Novamente plantarás vinhas nos montes de Samaria, os plantadores colherão os frutos. 6 Pois vem o dia em que os vigias bradarão, na Montanha de Efraim: “Eia! Subamos a Sião, a Javé, nosso Deus!”. 7 Pois assim fala Javé: Exultai alegres por Jacó, aclamai a primeira das nações! Proclamai! Louvai! Exclamai! “Javé salvou seu povo, o resto de Israel!”

Salmo: Jr 31,10.11-12ab.13 (R/. cf. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10 Ouvi, nações, a palavra de Javé, anunciai-a às ilhas longínquas: “O que dispersou Israel o recolhe, e o guarda como um pastor seu rebanho”.

11 Pois Javé redimiu Jacó, resgatou-o da mão do mais forte. 12 Virão alegres às alturas de Sião, afluirão para as bênçãos de Javé:

13 Então a virgem dançará alegremente, jovens e velhos, todos juntos: mudarei seu luto em regozijo, confortá-los-ei, mudarei sua dor em alegria.