Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 11 de Ago/2018, 18ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 17,14-20

14 Quando voltaram para o meio do povo, um homem chegou perto de Jesus e, caindo de joelhos, 15 suplicou: “Senhor, tem piedade do meu filho, que é epiléptico e está passando mal. Muitas vezes cai no fogo e outras tantas na água. 16 Já o apresentei a teus discípulos, mas não puderam curá-lo”. 17 Jesus respondeu: “Geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-o aqui!”. 18 E Jesus ordenou severamente ao demônio que saísse do menino. E, no mesmo instante, o menino ficou curado. 19 Então, os discípulos aproximaram-se, um a um, de Jesus e perguntaram: “Por que nós não o conseguimos expulsar?”. 20 Respondeu Jesus: “Por causa da pobreza da vossa fé. Porque eu vos declaro esta verdade: se tiverdes fé, embora só do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: muda-te daqui para lá! E ele mudará. Nada vos será impossível”.

Primeira Leitura: Hab 1,12-2,4

1,12 “Não existes desde toda antiguidade, Javé, meu Deus, meu Santo, que não morres? Javé, foi para o julgamento que o designaste; para castigar que o estabeleceste, ó Rochedo! 13 Tens os olhos puros demais para ver o mal e não podes contemplar o crime. Por que olhas os traidores e guardas silêncio quando o ímpio devora um mais justo que ele? 14 Tratas os homens como os peixes do mar, como os répteis que não têm dono. 15 Ele os pega a todos com o anzol, arrasta-os em sua rede,e os ajunta com sua tarrafa. Eis por que se alegra e exulta. 16 Por isso sacrifica à sua rede e oferece incenso à sua tarrafa, pois, graças a elas, tem grande porção e alimento copioso! 17 Eis por que esvazia constantemente sua rede, massacrando nações sem compaixão.” 2,1 Em meu posto de guarda eu quero ficar, manter-me de pé sobre a minha muralha. Espreitarei para ver o que ele me dirá, o que ele responderá à minha queixa! 2 Então, Javé me respondeu e disse: “Escreve a visão, e grava-a sobre argiletas, para ser lida com facilidade.3 Pois se trata de uma visão para um tempo determinado: mas ela aspira ao fim e não enganará: se ela demora, espera-a; certamente virá, não tardará. 4 Eis que sucumbe aquele cuja alma não é reta, mas o justo viverá por sua fidelidade.

Salmo: Sl 9A(9),8-9.10-11.12-13 (R/. 11b)

R.Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor.

8 Eis que o Senhor sentou-se no seu trono, ei-lo no tribunal do julgamento. 9 E julgará o mundo com justiça, julgará as nações com equidade.

10 O senhor é refúgio do oprimido, fortaleza nos tempos de aflição. 11 Quem conhece o teu nome espera em ti, pois não deixas, ó Deus, os que te buscam!

12 Tocai para o Senhor, que é de Sião, anunciai aos povos os seus feitos. 13 Vingando o sangue, deles se recorda, pois não esquece o grito do oprimido.