Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 12 de Ago/2018, 19º Domingo Comum

Evangelho: Jo 6,41-51

Naquele tempo 41 Os judeus, contudo, murmuravam contra Jesus por ter dito: “Eu sou o pão descido do céu”. 42 Eles diziam: “Este não é Jesus, o filho de José? Nós conhecemos seu pai e sua mãe: Como diz agora: ‘Eu desci do céu?’”. 43 Jesus deu-lhes esta resposta: “Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe seu ensinamento, vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai; só aquele que é de Deus já viu o Pai. 47 Eu vos afirmo e esta é a verdade: aquele que crê tem a vida eterna!48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram do maná no deserto, e apesar disso morreram. 50 Este é o pão que desce do céu para que não morra quem dele comer. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente! O pão que vou dar é a minha carne, que eu ofereço pela vida do mundo”.

Primeira Leitura: 1Rs 19,4-8

Naqueles dias, Elias 4 andou no deserto, caminhou um dia de viagem, foi sentar-se sob um junípero, e pediu a morte, dizendo: “Basta! Agora, Javé, tira a minha vida, pois não sou melhor que os meus pais”. 5 E, deitando-se, adormeceu sob o junípero. Eis que um anjo tocou nele, dizendo-lhe: “Levanta-te, e come!”. 6 Olhando ao redor, viu um pão cozido sobre pedras quentes e um jarro de água. Comeu e bebeu, e deitouse novamente. 7 O anjo de Javé veio uma segunda vez e tocou nele dizendo: “Levanta-te e come; porque o teu caminho é muito longo”. 8 Levantou-se, então, comeu e bebeu; e, sustentado por aquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o monte de Deus, o Horeb.

Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R/. 9a)

R. Provai, e vede como Deus é bom.

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

Segunda Leitura: Ef 4,30-5,2

Irmãos:30 Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, que vos marcou com o seu sinal para o dia da redenção. 31 Amargor, indignação, cólera, gritos, maledicência e toda espécie de maldade sejam banidos dentre vós. 32 Sede antes bondosos e misericordiosos uns para com os outros, perdoando vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo. 5,1 Sim, sede imitadores de Deus como filhos queridos. 2 Procedei com amor, imitando Cristo que vos amou e se entregou por nós a Deus, como oferta e sacrifício de suave perfume.