Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 13 de Ago/2018, 19ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 17,22-27

22 Estando eles juntos na Galileia, Jesus disse ao seus discípulos: “O Filho do homem está para ser entregue às mãos dos homens. 23 Eles o matarão, mas, ao terceiro dia, ressuscitará”. Então os discípulos ficaram profundamente entristecidos.24 Quando eles chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo procuraram Pedro e lhe perguntaram: “Vosso Mestre não vai pagar a moeda do imposto?”. 25 Ele respondeu: “Sim!”. No entanto, quando ele entrou em casa, Jesus logo se antecipou, dizendo: “Que achas, Simão: de quem recebem os reis da terra taxa ou imposto, dos filhos ou dos outros?”. 26 Como ele respondesse: “Dos outros”, Jesus concluiu: “Logo, os filhos estão isentos. 27 Entretanto, para não os chocar, vai ao mar, atira o anzol e apanha o primeiro peixe que morder a isca. Abrindo-lhe a boca, encontrarás uma moeda com duplo valor. Pega-a entrega-lhes por mim e por ti”.

Primeira Leitura: Ez 1,2-5.24-28c

2 Era o quinto ano após a deportação do rei Joiakin no quinto dia do mês. 3 Javé dirigiu sua palavra a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, às margens do rio Quebar. Lá ele sentiu pesar sobre si a mão de Javé. 4 Olhei: um vento tempestuoso, soprando do norte, uma densa nuvem envolta por um clarão, um fogo de onde irradiavam cintilações, tendo no centro um brilho vermelho, no meio do fogo. 5 No centro, discerni algo semelhante a quatro animais, com este aspecto: tinham forma humana.24 Eu ouvia o ruído de suas asas como o estrondo de águas torrenciais, como a voz de Shadai; quando andavam, era um estrépito de tempestade, como o estrépito de um acampamento; quando se detinham, baixavam suas asas. 25 Uma voz se fez ouvir sobre a abóbada que se achava acima de suas cabeças. 26 Sobre a abóbada, que estava sobre suas cabeças, via-se algo semelhante a safira, em forma de trono; sobre o trono havia uma figura que possuía aspecto humano, no alto. 27 E vi que dele aparecia, da cintura para cima, um fulgor de metal resplandecente; da cintura para baixo era o resplendor de um fogo e todo o seu arredor se iluminava. 28 Como arco-íris nas nuvens, em dia de chuva, assim era o esplendor em torno dele. Era um reflexo da glória de Javé que eu via. E quando vi, caí com a face por terra e ouvi a voz de alguém que falava.

Salmo: Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd

R.Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

1 Nos céus louvai o Senhor, louvai a Deus nas alturas. 2 Louvai-o, seus anjos todos; louvai-o, exército angélico.

11 Ó reis e povos da terra, juízes, príncipes todos! 12ab E vós, ó jovens e virgens, ó anciãos e crianças!

12c13 Do Senhor louvem o nome, pois só seu nome é excelso. E ao céu e à terra ultrapassa a majestade divina.14a Este hino, este aleluia,

14bcd a todo o povo fiel, às gerações de Israel, aos que estão perto de Deus.