Secretaria: (84) 3615-2871

5ª-Feira, 16 de Ago/2018, 19ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 18,21-19,1

Naquele tempo: 21 Pedro, então, chegou perto de Jesus e lhe perguntou: “Senhor, quantas vezes terei de perdoar a meu irmão, se pecar contra mim? Até sete vezes?”. 22 Jesus lhe respon-deu: “Eu não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 A propósito, o reino dos céus é semelhante a um rei que quis acertar as contas com seus servidores. 24 Para começar, apresentaram-lhe um que devia dez mil moedas de grande valor. 25 Como não tinha com que pagar, ordenou ao senhor que o vendesse com sua mulher, seus filhos e todos os bens que possuía, para que desse modo saldasse a dívida. 26 Então, o servidor se atirou aos pés dele, suplicando: ‘Concede- me um prazo e eu te pagarei toda a dívida’. 27 Compadecido, o senhor deixou o servidor em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28 Ora, apenas saído, aquele servidor encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem pobres moedas. Agarrando-o pelo pescoço, sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que deves!’ 29 Mas o companheiro, caindo a seus pés, suplicavalhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e eu te pagarei tudo!’ 30 Mas ele não quis concordar; pelo contrário, foi-se embora e mandou jogá-lo na cadeia até pagar a dívida. 31 Vendo o que se passava, seus companheiros ficaram profundamente entristecidos e foram levar ao senhor a notícia desse caso. 32 Então, o senhor o chamou e disse-lhe: ‘Servidor cruel! Eu te perdoei toda a dívida, porque me suplicaste isso. 33 Não devias tu também ter pena do teu companheiro, como eu tive de ti?’ 34 E, encolerizado, o senhor o entregou aos carrascos, até que pagasse toda a dívida. 35 Do mesmo modo também procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração”.19,1 Quando Jesus acabou estes discursos, abandonou a Galileia e foi para a região da Judeia, que está além do Jordão.

Primeira Leitura: Ez 12,1-12

1 Foi-me dirigida a palavra de Javé, nestes termos: 2 Filho do homem, tu habitas no meio duma geração rebelde, já que têm olhos para ver e não veem, têm ouvidos para ouvir e não ouvem, pois são uma geração de rebeldes. 3 E tu, filho do homem, prepara para ti a bagagem de quem vai para o exílio, à luz do dia, diante dos olhos deles; depois, tu partirás, como deportado, do lugar em que estás para um outro, diante dos olhos deles. Talvez reconheçam que são uma geração de rebeldes. 4 Em seguida, leva para fora a bagagem igual ao fardo dum deportado, à luz do dia, à vista deles. Ao anoitecer sairás, como os deportados costumam partir. 5 À vista deles, farás uma abertura no muro e por ela passarás a bagagem. 6 À vista deles, a tomarás aos ombros, na escuridão a levarás embora, de rosto coberto, para não enxergar a terra, pois eu te constituí como presságio da casa de Israel. 7 Fiz tudo como me foi ordenado: de dia, tirei de casa a bagagem, como a de quem parte para o exílio; à noitinha, fiz com a mão uma abertura no muro, e na escuridão saí; à vista deles, carreguei a bagagem aos ombros. 8 Na manhã seguinte, foi-me dirigida a palavra de Javé, nestes termos: 9 Filho do homem, porventura a casa de Israel, essa geração rebelde, não te perguntou o que estavas fazendo? 10 Pois dize-lhes: Assim fala o Senhor Javé: esta revelação dirige-se contra o príncipe de Jerusalém e contra toda a população da cidade. 11 Dize: sou para vós um presságio. Isto que fiz acontecerá com eles: irão para o exílio. 12 O príncipe, que está no meio deles, levará seu fardo aos ombros; na escuridão, sairá por uma abertura feita no muro para esse fim. Terá o rosto coberto de modo que seus olhos não vejam a terra.

Salmo: Sl 77(78),56-57.58-59.61-62 (R/. cf. 7c)

R. Das obras do Senhor não se esqueçam.

56 Mas punham-se a tentar o Deus Altíssimo, recusavam guardar-lhe os mandamentos. 57 Como seus pais, traidores, transviam-se, setas de arco infiel, voltando atrás.

58 Indignavam a Deus com seus altares, tornavam-no ciumento com seus ídolos. 59 Deus os ouviu, e encheu-se de furor, repeliu Israel com violência.

61 Entregou sua força ao cativeiro, pôs nas mãos do inimigo a sua glória; 62 fez tombar o seu povo sob a espada, enfureceu-se contra a sua herança.