Evangelho: Mt 19,13-15
Naquele tempo: 13 Certas pessoas apresentaram crianças para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas. Mas os discípulos começaram a repreendê-las. 14 Por isto Jesus lhes disse: “Deixai as crianças em paz e não as impeçais de virem a mim, pois o reino dos céus é daqueles que lhe são semelhantes!”. 15 Então pôs as mãos sobre elas e partiu dali.
Primeira Leitura: Ez 18,1-10.13b.30-32
1 Foi-me dirigida a palavra de Javé nestes termos: 2 Que tendes, para repetir este provérbio corrente na terra de Israel: “Os pais comeram uvas verdes e são os dentes dos filhos que ficaram irritados”? 3 Por minha vida — oráculo do Senhor Javé —, asseguro que ninguém de vós voltará a dizer esse provérbio em Israel. 4 Eis que a mim pertence toda vida: tanto a do pai como a do filho. A pessoa que pecar é que morrerá. 5 O homem que for justo e proceder segundo o direito e a justiça, 6 não comer nos terreiros de culto, nem rezar aos ídolos da casa de Israel, nem profanar a mulher do próximo, nem tiver relações com mulher em estado de impureza; 7 o homem que não oprimir ninguém; que devolver o penhor ao devedor, que não se locupletar com coisa roubada, que der seu pão ao faminto e der roupa a quem está nu, 8 que não emprestar com rebate nem cobrar juros, que se abstiver de qualquer crime e fizer vingar o direito entre seus semelhantes, 9 que viver segundo minhas prescrições e praticar minhas leis: este é justo e viverá, oráculo de Javé.10 Se ele tiver um filho violento, que derrame sangue e cometa alguma dessas faltas.13B Se ele fez todas essas coisas abomináveis, morrerá e seu sangue ficará sobre ele.30 Por conseguinte, hei de julgar-vos de acordo com o proceder de cada um, casa de Israel, oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos e afastai-vos de vossas iniquidades e não haverá mais para vós ocasião de pecado. 31 Atirai longe de vós todos os pecados que cometestes contra mim e criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que querer morrer, casa de Israel? 32 Não sinto prazer na morte de ninguém, oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos e vivei!
Salmo: Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R/. 12a)
R. Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!
14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência. 15 Ensinarei aos maus os teus caminhos, e voltarão a ti os pecadores.
18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!