Evangelho: Mt 19,16-22
16 Um moço chegou perto de Jesus e perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para conquistar a vida eterna?”. 17 Ele respondeu: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Um só é o bom. E, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. 18 “Quais?”, perguntou ele. Respondeu de novo Jesus: Não matar, não cometer adultério, não roubar, não proferir falso testemunho; 19 honra pai e mãe e assim amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 O moço então disse: “Tenho guardado tudo isso. Que me falta ainda?”. 21 Jesus então concluiu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Tendo ouvido isso, o moço foi-se embora, entristecido, porque possuía muitos bens.
Primeira Leitura: Ez 24,15-24
15 A palavra de Javé foi-me dirigida, nestes termos: 16 Filho do homem, eis que por morte repentina tiro de ti aquela que é a delícia de teus olhos e tu não darás sinal de luto nem chorarás; não devem correr as tuas lágrimas. 17 Geme em silêncio, abstém-te de lamentação fúnebre, cinge-te a cabeça com turbante, calça teus sapatos, não encubras tua barba e não comas o pão do luto. 18 De manhã cedo falei ao povo, e minha mulher morreu à tarde; e de manhã fiz o que me fora ordenado. 19 E o povo disse-me: “Faze o favor de explicar-nos o que significa para nós isto que estás fazendo”. 20 Respondi-lhes que a palavra de Javé me fora dirigida, nestes termos: 21 “Dize à casa de Israel: Assim fala o Senhor Javé: transformarei em lugar profano o meu Santuário, vosso refúgio e vosso orgulho, delícia de vossos olhos e delícia de vossas almas. E vossos filhos e vossas filhas, que tiverdes deixado atrás, cairão pela espada. 22 Vós fareis como eu fiz: Não encobrireis a barba, nem comereis o pão do luto. 23 Conservareis o turbante na cabeça e os sapatos nos pés. Não entoareis lamentações e não chorareis. Sentir-vos-eis aniquilados por causa de vossos pecados e gemereis um em presença do outro. 24 E Ezequiel será para vós um presságio. Como ele procedeu, assim procedereis vós. Quando isto acontecer, então sabereis que eu sou o Senhor Javé.
Salmo: Dt 32,18-19.20.21 (R/. cf. 18a)
R. Esqueceram o Deus que os gerou.
18 Esqueceste o Rochedo que te gerou, olvidaste o Deus que te criou. 19 Viu-os Javé e desprezou, com indignação, seus filhos e suas filhas.
20 Ele disse: ‘Ocultar-lhes-ei a minha Face, verei qual será o fim deles, pois é uma geração perversa, filhos sem fidelidade.
21 Enciumaram-me por um deusninharia, irritaram-me com vãs adorações: pois bem, eu vos enciumarei por um povo-ninharia, por nação insana vos indignarei.