Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 21 de Ago/2018, 20ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 19,23-30

23 Jesus, então, falou aos seus discípulos: “Eu vos declaro esta verdade: é difícil para um rico entrar no reino dos céus. 24 Repito: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de um agulha do que um rico entrar no reino dos céus”. 25 Ouvindo isto, os discípulos ficaram imensamente impressionados, e disseram: neste caso, “quem poderá se salvar?”. 26 Jesus fixou o olhar sobre eles e lhes disse: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”. 27 Então Pedro, tomando a palavra, lhe falou: “Eis que abandonamos tudo e te seguimos. Qual será, então, a nossa recompensa?”. 28 Jesus respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: na nova geração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, vós, que me seguistes, vos sentareis também sobre doze tronos, para julgardes as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que abandonar casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos por amor do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos, os primeiros.

Primeira Leitura: Ez 28,1-10

1 Foi-me dirigida a palavra de Javé, nestes termos: 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim fala o Senhor Javé: Porque te inflaste de orgulho e disseste: “Sou um deus, habito mansão divina no meio do mar”, sendo tu um homem e não um deus, e tu te fizeste um coração igual a Deus, 3 eis que és mais sábio que Danel, nenhum sábio é semelhante a ti. 4 Por tua sabedoria e inteligência, adquiriste riquezas amontoaste ouro e prata em teus tesouros. 5 Grande é tua habilidade no comércio!Multiplicaste tuas riquezas, e teu coração delas se orgulha. 6 Por isso, fala o Senhor Javé: Porque fizeste teu coração igual a Deus, 7 contra ti farei vir estrangeiros, a mais bárbara das nações. Sacarão, da espada contra tua bela sabedoria e mancharão teu esplendor; 8 lançar-te-ão na fossa e morrerás de morte violenta, no seio dos mares. 9 Dirás ainda: “Sou um deus”, diante de teus assassinos, quando tu és um homem, não um deus, entre as mãos do teu matador? 10 Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão dos estrangeiros, porque eu falei, oráculo do Senhor Javé.

Salmo: Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R/. 39c)

R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

26 Disse: ‘Despedaçá-los-ei, desaparecerá dos tempos a sua memória’. 27ab Isto faria, não fosse a maldosa satisfação de seus inimigos,

27cd para que não digam: ‘Nossa é a vitória, não foi Javé quem fez tudo isso’. 28 Porque é uma nação destituída de bom senso, são falhos de compreensão:

30 Como pode um só perseguir mil, e dois afugentarem milhares, senão porque a Rocha os abandonou, porque Javé os entregou?

35cd  porque se aproxima a sua ruína, e seu destino se apressa a chegar. 36ab Sim, Javé fará justiça a seu povo, e terá compaixão de seus servidores.