Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 26 de Ago/2018, 21º Domingo Comum

Evangelho: Jo 6,60-69

60 Muitos dos seus discípulos disseram, depois de o ouvirem: “É dura esta linguagem! Quem a pode ouvir?”. 61 Percebendo que seus discípulos murmuravam a este respeito, Jesus lhes disse: “Isto vos escandaliza? 62 Então, o que será quando virdes o Filho do homem subindo para o lugar onde estava antes… 63 O espírito é que dá vida; a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64 Contudo alguns de vós não creem”. Já desde o começo Jesus sabia quais os que não acreditavam e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim se isto não lhe for concedido pelo Pai”. 66 Desde então, muitos discípulos o abandonaram e não mais o seguiam. 67 Jesus perguntou, então, aos Doze: “Vós também não quereis ir embora?”. 68 Simão Pedro respondeu: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. 69 E nós acreditamos e conhecemos que és o Santo de Deus”.

Primeira Leitura: Js 24,1-2a.15-17.18b

Reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém, convocando anciãos, chefes, juízes e magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2 Então falou Josué a todo o povo: “Assim diz Javé, Deus de Israel:15 Porém, se não vos agrada servir a Javé, escolhei hoje a quem quereis servir: aos deuses que vossos pais serviram além do Rio ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Quanto a mim e minha casa, havemos de servir a Javé’”. 16 O povo respondeu: “Longe de nós abandonar Javé para servir a outros deuses! 17 Javé, nosso Deus, não foi ele quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, casa da escravidão, e fez à nossa vista grandes prodígios, guardando-nos por todo o caminho que trilhamos e por todos os povos pelos quais passamos? 18b Nós queremos, nós também, servir a Javé, porque ele é o nosso Deus!”.

Salmo: Sl 33(34),2-3.16-17.18-19.20-21.22-23 (R/. 9a)

R. Provai e vede quão suave é o Senhor!

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem

16 Os olhos do Senhor buscam os justos, inclina os seus ouvidos para ouvi-los. 17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio.

18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta. 19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido.

20 As aflições afluem sobre o justo, mas o Senhor de todas o liberta. 21 Ele protege todos os seus membros, não será atingido nenhum deles.

22 A malícia do ímpio o leva à morte, é castigado quem odeia o justo. 23 Salva o Senhor a vida dos seus servos; quem nele espera não será punido.

Segunda Leitura: Ef 5,21-32

Irmãos: 21 Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. 22 As mulheres sejam submissas aos seus maridos, como ao Senhor, 23 porque o marido é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja, ele, o salvador do Corpo. 24 Como a Igreja está sujeita a Cristo, assim as mulheres estejam sujeitas em tudo a seus maridos. 25 Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou a ela, 26 para santificá-la e purificá-la pela água do batismo e pela palavra, 27 e fazer com que comparecesse diante de si resplandecente, sem ruga nem mancha, ou algo parecido, mas santa e imaculada. 28 Além disto, os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo, 29 e nunca ninguém deixou de amar sua própria carne; pelo contrário, a alimenta e cuida dela. É assim que Cristo faz com a Igreja, 30 porque somos membros do seu Corpo. 31 E então o homem deixará pai e mãe para se unir à mulher, e serão os dois uma só carne: 32 Este mistério é sublime. Digo isto porque ele se refere a Cristo e à Igreja.