Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 02 de Set/2018, 22º Domingo Comum

Evangelho: Mc 7,1-8.14-15.21-23

Naquele tempo: 1 Os fariseus e alguns mestres da lei vindo de Jerusalém se ajuntaram perto de Jesus. 2 E notaram que alguns dos seus discípulos tomavam refeições com mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 Na verdade, os fariseus e os judeus, em geral, conforme as tradições dos antigos, não comem sem antes lavarem cuidadosamente as mãos. 4 E ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se purificar, havendo ainda muitas outras práticas que observam por tradição, como lavar os copos, jarros e outros objetos de bronze, bem como os leitos. 5 Por isso os fariseus e os mestres da lei o interrogavam: “Por que não seguem teus discípulos as tradições dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?”.6 Ele respondeu: “Com muita razão Isaías profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 É vazio o culto que me prestam, e o que ensinam não passa de preceitos humanos. 8 Deixais de lado o mandamento de Deus e vos apegais às tradições dos homens”.14 Convocou novamente o povo e dizia: “Ouvi-me, vós todos, e entendei! 15 Nada existe fora da gente que entre em alguém e o possa contaminar. O que dele sai, isto sim é que o contamina”.21 Porque é de dentro do coração do homem que saem as más intenções: prostituições, roubos, assassinatos, 22 adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. 23 Todos esses males saem do interior e contaminam o homem”.

Primeira Leitura: Dt 4,1-2.6-8

Moisés falou ao povo, dizendo: 1 E agora, Israel, ouve as leis e determinações que vos ensino, para as praticardes,a fim de que possais viver, entrar no país que Javé vos dá e tomardes posse dele. 2 Nada acrescentareis nem tirareis do que vos ordeno, guardando os mandamentos de Javé, vosso Deus, que vos prescrevi.6 Observá-los-eis; porque tal será a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que vão ouvir falar de todas estas leis. Eles dirão: ‘Por certo, esta grande nação é um povo sábio e inteligente’. 7 Qual é, na verdade, a grande nação que tenha deuses tão perto dela, como Javé, nosso Deus, todas as vezes que clamamos por ele? 8 E qual a grande nação que tem leis e mandamentos justos, como toda esta lei que hoje vos exponho?

Salmo: Sl 14(15),2-3ab.3cd-4ab.5 (R/. 1a)

R.Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

2 O que vive sem mancha e age direito, o que em seu coração traz a verdade. 3 O que não solta a língua na calúnia,3cd O que não causa dano algum ao próximo e não cobre de insultos o vizinho. 4ab Quem considera o ímpio desprezível, mas ao temente a Deus sabe estimar.5 não empresta dinheiro com usura, nem se deixa comprar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Segunda Leitura: Tg 1,17-18.21b-22.27

Irmãos: 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito descem do alto, do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. 18 Por sua própria vontade é que nos chamou à vida pela Palavra da verdade, para que fôssemos as primícias de suas criaturas.21b  acolhei com docilidade a Palavra que foi semeada em vós e que pode salvar as vossas almas. 22 Sede por isso executores da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.27 A religião pura e imaculada aos olhos daquele que é Deus e Pai consiste em socorrer os órfãos e as viúvas nas suas aflições e preservar-se da corrupção do mundo.