Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 04 de Set/2018, 22ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 4,31-37

Naquele tempo Jesus 31 desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ensinava ao povo no sábado. 32 Todos se sentiam atingidos pela sua doutrina, porque falava com autoridade. 33 Na sinagoga estava um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que começou a gritar com força: 34 “Que temos a ver contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para a nossa ruína? Eu sei quem és tu: és o Santo de Deus”. 35 Mas Jesus o repreendeu severamente: “Cala-te! E sai deste homem!”. Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele, sem lhe fazer nenhum mal. 36 Todos ficaram muito espantados. E perguntavam uns aos outros: “Que significa isto? Ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros, e eles saem?”. 37 E sua fama se espalhava por toda aquela região.

Primeira Leitura: 1Cor 2,10b-16

Irmãos: 10 Mas Deus nos revelou isto pelo Espírito. E o Espírito, de fato, conhece tudo, até as profundezas de Deus. 11 Quem conhece os pensamentos secretos do homem, a não ser o espírito do homem que está nele? Do mesmo modo, ninguém conheceu os pensamentos de Deus a não ser o Espírito de Deus. 12 E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons que Deus nos deu. 13 E falamos deles, não numa linguagem ensinada pela sabedoria humana, mas numa linguagem ensinada pelo Espírito, falando de coisas do Espírito aos que possuem o Espírito. 14 Realmente, o homem com sua própria inteligência não percebe o que vem do Espírito de Deus: isto é sem sentido para ele. E nem pode compreender essas coisas, porque é preciso examiná-las espiritualmente. 15 Pelo contrário, o homem espiritual julga tudo, e não pode ser julgado por ninguém. 16 Quem foi, então, que conheceu o pensamento do Senhor para poder instruí-lo? Mas temos o pensamento de Cristo.

Salmo:Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab.13cd-14 (R/. 17a)

R. É justo o Senhor em seus caminhos.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13ab Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.

13cd O Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz. 14 Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.