Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 07 de Set/2018, 22ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 5,33-39

Naquele tempo: Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 33“Os discípulos de João jejuam com frequência e se entregam à oração, como também os discípulos dos fariseus; pelo contrário, os teus comem e bebem!”. 34 Jesus respondeu: “Podeis obrigar ao jejum os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35 Mas virão os dias em que o esposo lhes será tirado: aí, sim, jejuarão”. 36 E fez-lhes ainda esta comparação: “Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para costurá-lo numa roupa velha. Porque assim rasgaria a nova e o remendo não se ajustaria bem na roupa velha… 37 Além disso, ninguém coloca vinho novo em velhos recipientes de couro, porque o vinho novo os arrebentaria, derramando-se, e eles ficariam inutilizados. 38 Pelo contrário, coloca-se vinho novo em recipientes novos. 39 E, depois de ter bebido o vinho velho, ninguém quer o novo, porque diz: ‘O velho é melhor!’”.

Primeira Leitura: 1Cor 4,1-5

Irmãos: 1 Portanto, que sejamos considerados como servidores do Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2 E o que se exige dos administradores é que cada um seja fiel. 3 Mas, quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por tribunal humano. Nem a mim mesmo me julgo. 4 A minha consciência não me acusa de nada, mas nem por isso estou absolvido, pois quem me julga é o Senhor. 5 Por isso não julgueis antes do tempo, mas esperai até que venha o Senhor. Ele iluminará os segredos das trevas e manifestará os pensamentos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o elogio merecido.

Salmo: Sl 36(37),3-4.5-6.27-28.39-40 (R/. 39a)

R. A salvação de quem é justo vem de Deus.

3 Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará.

5 Entrega o teu destino aos seus cuidados e conta com o Senhor: ele agirá. 6 Brilhará como a luz tua inocência, e, sol ao meio-dia, o teu direito.

27 Afasta-te do mal e faze o bem, e terás uma casa para sempre. 28 Porque ama o Senhor o que é direito, e jamais desampara os seus amigos. Mas os ímpios serão exterminados, a sua descendência há de extinguir-se.

39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40 Liberta-os e protege os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.