Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 09 de Set/2018, 23º Domingo Comum

Evangelho: Mc 7,31-37

Naquele tempo: 31 Jesus partiu novamente da região de Tiro e voltou por Sidon, em direção ao lago da Galileia atravessando a região das Dez Cidades. 32 Trouxeram-lhe certo homem surdo e gago. Rogavam-lhe que lhe impusesse a mão. 33 Levando-o à parte, longe da multidão, colocou os dedos nos ouvidos dele e, com saliva, tocou a sua língua. 34 Erguendo os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: “Effatá”, isto é, “Abre-te!”. 35 E os seus ouvidos se abriram imediatamente, e o nó de sua língua se desatou, de sorte que ele falava corretamente. 36 Mas Jesus recomendou que não dissessem nada a ninguém. No entanto, quanto mais insistia, mais eles proclamavam o fato. 37 Cheios até ao máximo de admiração, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas! Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem!”.

Primeira Leitura: Is 35,4-7a

4 Dizei aos corações pusilânimes:“Coragem! Não temais! Vede! É vosso Deus, a vingança que vem, a retribuição de Deus, ele é que vem vos salvar”. 5 Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, 6 o coxo saltará como um cervídeo, e a língua do mudo gritará de alegria, pois águas jorrarão no deserto, e torrentes na estepe; 7 a terra queimada se tornará um lago, o país da sede se mudará em fontes.

Salmo: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R/. 1.2a)

R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.Bendirei ao Senhor toda a vida!

7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros,

8 o Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9a é o Senhor que protege os estrangeiros

9bc e que sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho. 10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.

Segunda Leitura: Tg 2,1-5

1 Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não se comprometa com favoritismos pessoais. 2 Por exemplo, se entrar em vossa sinagoga um senhor com anéis de ouro e vestes esplêndidas, e aparecer também um pobre com trajes miseráveis, 3 e derdes muitas atenções ao que estiver trajado com luxo, dizendo-lhe: “Assenta-te aqui, em lugar de honra” — e, pelo contrário, ao pobre disserdes: “Fica aí em pé” ou “senta-te no chão junto ao meu estrado”, 4 não é verdade que fazeis distinções injustas e vos tornais juízes com maus critérios? 5 Escutai, meus caríssimos irmãos: porventura Deus não escolheu os pobres aos olhos do mundo para fazê-los ricos pela fé e herdeiros do reino prometido aos que o amam?