Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-FEIRA, 11 de Set/2018, 23ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 6,12-19

12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. 13 Quando amanheceu, convocou seus discípulos e escolheu Doze deles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, que chamou também de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João,Filipe, Bartolomeu, 15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão apelidado “o Zelota”; 16 Judas, irmão de Tiago e Judas Iscariotes, que foi o traidor.17 Jesus desceu de lá com eles e parou num lugar plano. Havia lá um grupo numeroso de discípulos e grande massa de povo. Era gente de toda a Judeia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidon. 18 Queriam ouvi-lo e ser curados das suas doenças. Também os que eram, atormentados por espíritos impuros ficavam sãos. 19 E toda a gente procurava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

Primeira Leitura: 1Cor 6,1-11

Irmãos:  1 E como é que um de vós se atreve, quando tem queixa contra outro, a ir procurar justiça no tribunal dos injustos, e não no tribunal dos santos? 2Não sabeis que os santos julgarão o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, não sois capazes de julgar questões de tão pouca importância? 3 Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as questões comuns desta vida? 4 Mas, quando tendes essas queixas, vós escolheis como juízes os que nada valem na Igreja. 5 Digo isto para vossa vergonha. Não há, então, nenhum sábio entre vós, que possa servir de juiz entre seus irmãos? 6 Mas como é que um irmão leva outro irmão diante de um tribunal de infiéis? 7 Em todo o caso, já é para vós uma humilhação haver brigas entre vós. Por que não preferir sofrer a injustiça? Por que não preferir sofrer o prejuízo? 8 Mas sois vós que praticais a injustiça e causais prejuízos! E fazeis assim com irmãos! 9 Ou não sabeis que os injustos não terão parte no Reino de Deus? Não vos enganeis! Nem os prostitutos, nem os adoradores de ídolos, nem os adúlteros, nem os homossexuais, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem tampouco os beberrões, os injuriadores e salteadores, terão parte no Reino de Deus. 11 E é o que alguns de vós têm sido. Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e mediante o Espírito de nosso Deus.

Salmo: Sl 149,1-2.3-4.5-6a.9b (R/. 4a)

R.O Senhor ama seu povo de verdade.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo. 6 Tragam nos lábios hinos de louvor, em suas mãos espadas de dois gumes. 9b esta é a glória de todos os seus santos!