Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-FEIRA, 12 de Set/2018, 23ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 6,20-26

Naquele tempo: 20 Jesus olhou para os seus discípulos e disse: “Felizes vós, que sois pobres, porque o reino de Deus vos pertence! 21 Felizes vós, que agora estais com fome, porque sereis saciados! Felizes vós, que agora chorais, porque haveis de rir! 22 Felizes sereis quando os homens vos odiarem, quando vos condenarem à expulsão, vos insultarem e vos declararem infames por causa do Filho do homem. 23 Alegrai-vos muito nesse dia e exultai, porque a vossa recompensa será grande no céu. De fato, foi assim que seus pais trataram os profetas. 24 Mas, ai de vós, que sois ricos, porque já tendes o vosso consolo! 25 Ai de vós, que agora estais fartos, porque haveis de estar com fome! Ai de vós, que agora rides, porque provareis o luto e as lágrimas! 26 Ai de vós, quando todos falarem bem a vosso respeito! De fato, foi assim que seus pais trataram os falsos profetas.

Primeira Leitura: 1Cor 7,25-31

Irmãos:25 Não tenho um mandamento do Senhor a respeito das virgens. Mas dou a minha opinião como homem que é digno de confiança por misericórdia de Deus. 26 Estou convencido que, diante das necessidades presentes, convém o seguinte: é bom para cada um ficar do modo em que se encontra. 27 Estás ligado a uma mulher? Não procures te separar. Não estás ligado a uma mulher? Não procures uma mulher. 28 Entretanto, se casares, não pecas. E quando a virgem se casa, não peca. Contudo vão sofrer aflições em sua carne, e eu desejaria vos poupar disso. 29 Irmãos, eu vos afirmo: o tempo se faz breve. Por isso, os que têm mulher, vivam como se não tivessem; 30 os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31 os que usam deste mundo, como se não usassem. Porque a figura deste mundo passa.

Salmo: Sl 44(45),11-12.14-15.16-17 (R/. 11a)

R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

11 Ó filha, escuta e vê, inclina o ouvido; esquece os teus e a casa de teu pai, 12 seja a paixão do Rei tua beleza! Prostra-te diante dele: é o teu Senhor.

14 De majestade e ouro, revestida, toda em brocado e vestes multicores, 15 filha de rei, ao Rei é conduzida. Virgens amigas formam-lhe o cortejo:

16 conduzindo-a com júbilo e alegria, no palácio do Rei elas penetram. 17 Em lugar de teus pais virão teus filhos, tu os farás por toda parte príncipes.