Evangelho: Lc 6,27-38
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27 Vós que estais me ouvindo,eu digo: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; 28 falai bem dos que falam mal de vós, rezai pelos que vos difamam. 29 A quem te bater numa face, oferece a outra; ao que te arrancar o manto, não recuses também a túnica. 30 Dá sempre a quem te pede alguma coisa e não reclames a quem tira o que é teu. 31 Fazei aos outros como quereis que os outros vos façam. 32 Se amais os que vos amam, que vantagem tereis? Pois até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 Se fazeis bem só aos que o fazem a vós, que vantagem tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que vantagem tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber o equivalente. 35 Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei-lhes o bem e emprestai sem esperar nada. Então vossa recompensa será grande e sereis os filhos do Altíssimo, porque ele, sim, é bom para os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38 Dai aos outros e os outros vos retribuirão; derramarão em vosso avental uma boa medida, bem cheia, sacudida e transbordante. Porque com a medida com que medirdes sereis medidos”.
Primeira Leitura: 1Cor 8,1b-7.11-13
Irmãos: 1b A ciência envaidece, enquanto a caridade constrói. 2 Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber, 3 mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. 4 Sobre a questão de comer carnes que foram oferecidas em sacrifício aos ídolos, nós sabemos que não há ídolo no mundo e há um único Deus. 5 Porque, embora digam haver deuses no céu e na terra — na verdade há uma multidão de deuses e de senhores — 6 para nós há um só Deus: o Pai, do qual tudo vem e para o qual fomos feitos. E há um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por quem nós somos. 7 Ora, nem todos têm a ciência. Alguns que estavam habituados, até agora, aos ídolos, comem as carnes oferecidas pensando que são carnes sacrificadas. Deste modo se mancha a consciência deles, que é ainda fraca. 11 Deste modo, por causa de tua ciência, vai morrer o fraco, o irmão por quem Cristo morreu. 12 E, se pecais assim contra os vossos irmãos e feris a consciência deles, que é fraca, pecais contra Cristo. 13 Por isso, se um alimento se torna ocasião de queda para meu irmão, jamais comerei carne, para não causar a queda de meu irmão.
Salmo: Sl 138(139),1-3.13-14ab.23-24 (R/. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1 Do mestre de coro; de Davi, salmo. Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.
13 Foste tu que plasmaste as minhas vísceras e no seio materno me teceste. 14 Por tão grande prodígio vos dou graças, velaste sobre mim com tanto amor, maravilhosas são as tuas obras!
23 Penetra em mim, Senhor, sonda o meu íntimo; vê o meu coração e os meus intentos. 24 Não me deixes trilhar o mau caminho, pela estrada da paz tu me conduzas!