Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-FEIRA, 14 de Set/2018, 23ª Semana do Tempo Comum

Exaltação da Santa Cruz - Festa

Evangelho: Jo 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu: o Filho do homem. 14 Como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim o Filho do homem deve ser erguido, 15 para que todo o que crer nele tenha a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Único, para que todo o que crer nele não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não mandou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

Primeira Leitura: Nm 21,4b-9

Naqueles dias:4 Partiram, então, da montanha de Hor, na direção do mar Vermelho, para contornar o país de Edom. O povo impacientou-se com esse trajeto, 5 e falou contra Deus e contra Moisés: “Por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto? Não há pão, nem água, e estamos enjoados deste miserável alimento”. 6 Então Javé mandou contra o povo serpentes abrasadoras, cujas picadas queimavam como fogo, que os morderam; e morreram muitos em Israel. 7 O povo veio ter com Moisés e disse: “Pecamos porque falamos contra Javé e contra ti. Intercede junto a Javé, a fim de que Ele afaste de nós estas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo. 8 E Javé disse a Moisés: “Faze uma serpente e coloca-a sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e colocou-a sobre uma haste; quem a contemplasse, após a picada de uma serpente, viveria.

Salmo: Sl 77(78),1-2.34-35.36-37.38 (R/. cf. 7c)

R. Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

1 Escuta, povo meu, minha doutrina, às palavras que eu digo inclina o ouvido, 2 pois abrirei meus lábios em parábolas, evocarei mistérios do passado.

34 Ao massacrá-los Deus, logo o buscavam, corriam convertidos até ele:35 Deus era a sua rocha, eles lembravam, tinham por redentor o Deus Altíssimo.

36 Mas com lábios hipócritas falavam e mentiam a Deus com suas línguas: 37 não lhe eram leais seus corações, nem em sua aliança confiavam.

38 Ele, contudo, cheio de ternura, em vez de aniquilá-los, perdoava-os: retinha muitas vezes sua cólera, não lhes soltava em cima o seu furor.