Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-FEIRA, 19 de Set/2018, 24ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 7,31-35

Naquele tempo, disse Jesus:  31 “Com quem, então, vou comparar os homens desta geração? Com quem são parecidos? 32 São parecidos com aqueles meninos que se sentam nas praças e começam a gritar uns para os outros: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes!’. 33 Veio João Batista, que não come nem bebe, e dizeis: ‘Tem um demônio!’. 34 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Aí está um comilão e um beberrão, amigo dos cobradores de impostos e pecadores!’. 35 Mas a Sabedoria foi reconhecida justa por todos os seus seguidores”.

Primeira Leitura: 1Cor 12,31-13,1-13

Irmãos: 31 Desejai os dons superiores.E quero vos mostrar um caminho infinitamente superior. 13, 1 Se eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse a caridade, seria um bronze que soa ou um sino que toca. 2 E se tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e se eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas não tivesse a caridade, não seria nada. 3 Ainda que distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, isto não me serve de nada. 4 A caridade é paciente; a caridade é bondosa; não é invejosa; a caridade não é arrogante, nem orgulhosa. 5 Ela não faz o que é inconveniente, não busca o seu interesse, não se irrita, nem se julga ofendida. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Ela tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 A caridade nunca passará. Pelo contrário; as profecias vão desaparecer; as línguas vão acabar; a ciência desaparecerá. 9 Porque o nosso conhecimento é imperfeito, e nossa profecia também. 10 Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11 Assim, quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança, pensava como criança; mas quando me tornei homem, deixei as coisas de criança. 12 Agora vemos por espelho, de maneira confusa, mas então será face a face. Agora conheço de modo imperfeito, mas então conhecerei como sou conhecido. 13 Agora estas três coisas permanecem: a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas a maior delas é a Caridade.

Salmo: Sl 32(33),2-3.4-5.12.22 (R/. cf. 2b)

R.Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o. 3 Cantai em sua honra um canto novo; por entre aclamações salmodiai.

4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

12 Feliz é a nação que o tem por Deus, o povo que escolheu por sua herança!

22 Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!