São Mateus, Apóstolo e Evangelista - Festa
Evangelho: Mt 9,9-13
9 Partindo dali, Jesus viu um homem sentado junto ao posto da alfândega, chamado Mateus. E lhe disse: “Segue-me”. Levantando-se, ele começou a segui-lo. 10 Ora, quando Jesus estava à mesa na casa dele, sucedeu que chegaram muitos detestados cobradores de impostos e pecadores, e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isto, perguntaram os fariseus aos discípulos: “Por que o vosso mestre come com tais cobradores de impostos e com os pecadores?”. 12 Mas Jesus os ouviu e disse: “Não são as pessoas de saúde que precisam de médico, mas os doentes. 13 Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Em verdade, não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
Primeira Leitura: Ef 4,1-7.11-13
Irmãos: 1 Por isso, eu, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que vivais de um modo digno da vocação à qual fostes chamados. 2 Com toda humildade, doçura e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade, 3 cuidadosos em conservar a unidade de espírito pelo laço da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito como também vós fostes chamados, por vossa vocação, a uma só esperança. 5 Só há um Senhor, uma fé, um batismo, 6 só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida da doação de Cristo. 11 Foi ele quem de uns fez apóstolos, de outros, profetas ou evangelistas, pastores ou doutores, 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, e para a construção do Corpo de Cristo, 13 até que todos atinjamos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, o estado de homem maduro, a medida da idade plena de Cristo.
Salmo: Sl 18(19),2-3.4-5 (R/. 5a)
R.Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo.
4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem!