Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 22 de Set/2018, 24ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 8,4-15

Naquele tempo: 4 Como estava se ajuntando muita gente que o procurava de todas as cidades, Jesus contou esta parábola: 5 “O semeador foi semear sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho e foi pisada ou as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu em lugar de muita pedra e, depois de brotar, secou por falta de umidade. 7 Outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram com ela e a sufocaram. 8 Finalmente, outra caiu em terra boa, cresceu e produziu cem grãos por cada semente”. E dizendo isto, exclamou em voz mais alta: “Quem tem ouvidos para ouvir, que entenda!”.9 Seus discípulos lhe perguntaram o que significava aquela parábola. 10 Ele respondeu: “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos outros homens, só em parábolas, para que vendo, não enxerguem; ouvindo, não compreendam. 11 O sentido da parábola é este: a semente é a palavra de Deus. 12 A parte que caiu à beira do caminho são os que ouviram; depois, vem o diabo e lhes tira a palavra dos corações, para que não creiam nem se salvem. 13 A que caiu sobre a pedra são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não deixam criar raiz: creem por algum tempo, mas, na hora da tentação, voltam atrás. 14 A que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas, com o passar do tempo, os cuidados, as riquezas e as delícias da vida os sufocam, e não chegam a amadurecer. 15 Enfim, a que caiu em terra boa são os que escutam a palavra com coração nobre e generoso, guardam-na e produzem fruto à custa de sua perseverança.

Primeira Leitura: 1Cor 15,35-37.42-49

Irmãos: 35 Mas, dirá alguém, como é que os mortos vão ressuscitar? Com que corpo virão? 36 Louco! O que semeias não reviverá, se não morrer antes. 37 E o que semeias não é corpo a se formar, mas grão nu, de trigo, por exemplo, ou de qualquer outra planta. 42 Assim é também na ressurreição dos mortos: semeado na podridão, o corpo ressuscita incorruptível. 43 Semeado na humilhação, ele ressuscita glorioso. Semeado frágil, ressuscita forte. 44 E semeando um corpo animal, ressuscita um corpo espiritual. Como há um corpo animal, há também um corpo espiritual. 45 Do mesmo modo também está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito uma alma vivente; o Adão definitivo se tornou um espírito que dá a vida. 46 Mas a ordem é esta: não vem em primeiro lugar o espiritual, mas sim o animal, e, depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, vindo da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48 Assim como foi o terrestre, assim vão ser também os terrestres. Como é o celeste, assim vão ser também os celestes. 49 E como trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste.

Salmo: Sl 55(56),10.11-12.13-14 (R/. cf. 14c)

R. Na presença do Senhor, andarei na luz da vida.

10 Pois voltarão atrás meus inimigos qualquer dia, Senhor, em que eu te chame. Deus está do meu lado, agora o sei.

11 cumprirá as promessas que me fez. 12 Confio em Deus, de nada terei medo: que me pode fazer qualquer mortal?

13 Pago-te, ó Deus, os votos que te fiz; oblações de louvor eu te ofereço. 14 Pois salvaste da morte a minha vida, não deixaste meus passos resvalarem. Para que, ó Deus, eu possa caminhar,diante da tua face, à luz dos vivos.