Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-FEIRA, 01 de Out/2018, 26ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 9,46-50

Naquele tempo: 46 surgiu à mente dos discípulos uma questão: qual dentre eles seria o maior? 47 Mas, como Jesus sabia que propunham esta questão no seu íntimo, tomou um menino e o colocou ao seu lado. 48 Então lhes disse: “Quem acolhe este menino em meu nome, é a mim que acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou; porque o menor entre vós, ele é que é o maior”. 49 E João começou a falar: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e quisemos proibi-lo, porque não te segue conosco”. 50 Mas Jesus respondeu: “Não proibais. Quem não está contra vós, está a vosso favor”.

Primeira Leitura: Jó 1,6-22

6 Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante de Javé, o Satã veio também entre eles. 7 Perguntou então Javé ao Satã: “Donde vens tu?”. Respondeu-lhe o Satã: “De dar voltas pela terra e de percorrê-la toda”. 8 Disse Javé ao Satã: “Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém na terra que lhe seja igual: íntegro e reto, temente a Deus, afastado do mal”! 9 Mas o Satã retrucou a Javé: “É a troco de nada que Jó teme a Deus? 10 Não tens protegido, qual uma muralha, a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz! E seus rebanhos cobrem toda a região! 11 Mas estende tua mão e toca no que ele possui! Tenho certeza de que ele te lançará maldições em teu próprio rosto!”. 12 Disse Javé ao Satã: “Pois bem! Tudo o que ele tem está em teu poder! Mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa!”. E o Satã saiu da presença de Javé. 13 Ora, um dia em que seus filhos e suas filhas estavam à mesa e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, 14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. 15 De repente, irromperam os sabeus e pilharam tudo, passando a fio de espada os criados. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 16 Estava este ainda a falar, quando veio outro e disse: “O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e também os servos. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 17 Estando ainda este a falar, veio outro e disse: “Os caldeus dividiram-se em três esquadrões, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Mataram os teus servos a fio de espada. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 18 Falava ainda este, e eis que veio outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho. 19 De repente um vento impetuoso se levantou da região do deserto, bateu nos quatro cantos da casa, e esta ruiu sobre os jovens, que morreram. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 20 Levantou se então Jó, rasgou o manto, raspou a cabeça, caiu prosternado por terra 21 e disse: “Nu saí do ventre da minha mãe, nu retornarei para ele. Javé deu, Javé tirou: bendito seja o nome de Javé!”. 22 Em todas essas coisas não pecou Jó, nem proferiu insolências contra Deus.

Salmo: Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R/. 6b)

R.Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1 Senhor, acolhe a minha causa: é justa; inclina o teu ouvido ao meu clamor. Presta atenção à voz da minha súplica, pois não trago a mentira nos meus lábios.

2 Venha de tua face o julgamento, sabem ver os teus olhos o que é reto! 3 Se sondares, Senhor, meu coração, se até durante a noite o examinares, e mesmo que me proves pelo fogo, não acharás em mim iniquidade.

6 Clamo por ti, ó Deus, pois me respondes; inclina o teu ouvido: ouve o que eu digo. 7 Derrama sobre mim a tua graça: salvas o pecador que em ti se abriga!