Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 06 de Out/2018, 26ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 10,17-24

Naquele tempo:17 Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios se submeteram a nós em teu nome!”. 18 Jesus disse então: “Eu vi Satanás caindo do céu como um raio. 19 Eis que vos dei o poder de caminhar sobre serpentes e escorpiões, bem como sobre todo o poder do Inimigo e absolutamente nada vos causará dano.20 Entretanto, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós, mas alegrai-vos porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21 Naquele momento, Jesus ficou imensamente alegre sob a ação do Espírito Santo e disse: “Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e eruditos e as revelaste aos pequeninos! Sim, Pai, porque isto foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai e ninguém sabe quem é o Filho a não ser o Pai. E ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23 E depois ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24 Eu vos declaro: muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não viram; ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!”.

Primeira Leitura: Jó 42,1-3.5-6.12-16

1 Respondeu Jó a Javé: 2 “Reconheço que tudo podes, nenhum projeto para ti é irrealizável. Sim falei, sem compreender, de maravilhas que excedem o meu saber. 3 Quem é este que, ínscio, oculta o conselho, por coisas desprovidas de ciência. 5 Meu ouvido ouvira falar de ti, mas agora meus próprios olhos te viram. 6 Por isso eu caio em prantos e me arrependo, sobre o pó e sobre a cinza”.12 Javé abençoou Jó em sua nova condição, mais do que na primeira. Jó chegou a ter quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Teve também sete filhos e três filhas; 14 à primeira pôs o nome de Pombinha; à segunda o nome de Cinamomo, e à terceira o nome de Sombra das Pálpebras. 15 Não havia em toda aquela terra mulheres tão formosas quanto as filhas de Jó. Seu pai deu-lhes herança entre seus irmãos. 16 Depois disso, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos, até a quarta geração. 17 Então morreu Jó, idoso e saciado de dias.

Salmo: Sl 118(119),66.71.75.91.125.130 (R/. 135a)

R. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

66 Ensina-me o saber e a disciplina, pois nos teus mandamentos eu confio.

71 Foi um bem para mim ser humilhado, pois aprendi assim vossa vontade.

75 Sim; são justos, Senhor, teus julgamentos, e tiveste razão em humilhar-me.

91 Por teus decretos tudo subsiste, porque todas as coisas te obedecem

125 Eu sou teu servo, dá-me entendimento, a fim de que eu compreenda os teus preceitos.

130 Tua palavra é luz ao revelar-se,até os pequeninos a compreendem.