Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-FEIRA, 08 de Out/2018, 27ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Lc 10,25-37

Naquele tempo 25 um mestre da Lei se levantou e fez uma pergunta embaraçosa para Jesus: “Mestre, que me falta fazer para herdar a vida eterna?”. 26 Jesus lhe respondeu: “O que está escrito na Lei? E como o entendes?”. 27 Ele replicou: “Amarás o Senhor com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças, com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo”. 28 Jesus então disse: “Respondeste bem! Faze isto e viverás”. 29 Mas ele, querendo se escusar da pergunta que fizera, fez uma outra: “E quem é o meu próximo?”. 30 Jesus continuou: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de assaltantes que, depois de o roubarem e de o espancarem, lá se foram deixando-o semimorto. 31 Por acaso, um sacerdote descia pelo mesmo caminho. Ele o viu e seguiu adiante por outro lado. 32 Um levita passou também pelo mesmo lugar, viu o homem e seguiu adiante por outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, quando o viu, ficou com muita pena. 34 Aproximou-se dele, enfaixou as feridas derramando azeite e vinho. Depois, colocou-o na sua própria montaria, levou-o a um albergue onde continuou a cuidar dele. 35 No dia seguinte, desembolsou duas moedas de prata e deu ao hospedeiro dizendo: ‘Toma cuidado dele e, o que gastares a mais, eu pagarei na volta’. 36 Qual dos três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?”. 37 Ele respondeu: “O que teve misericórdia dele”. E Jesus lhe disse: “Vai e faze o mesmo”.

Primeira Leitura: Gl 1,6-12

Irmãos: 6 Admiro-me que tão depressa estejais desertando de quem vos chamou pela graça de Cristo, passando para um outro evangelho. 7 Não existe realmente um outro! Não! São apenas certas pessoas que vos perturbam e querem transtornar o Evangelho de Cristo. 8 Pois bem, mesmo se nós próprios, mesmo se um anjo descido do céu vos anunciasse um Evangelho diferente daquele que vos anunciamos, maldito seja! 9 Já vos dissemos e agora repito: se alguém vos anunciar um Evangelho diferente daquele que recebestes, maldito seja!10 Acaso estou eu procurando a aprovação dos homens? Ou, antes, a de Deus? Estou querendo agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não mais seria servo de Cristo.11 Eu vos declaro, irmãos: o Evangelho que vos preguei não é, de fato, de inspiração humana. 12 Não é tampouco de um homem que o recebi ou aprendi, não; é por revelação de Jesus Cristo.

Salmo: Sl 110(111),1-2.7-8.9.10c (R/. 5b)

R.O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1 De coração dou graças ao Senhor na assembleia dos justos reunidos. 2 Imensas são as obras do Senhor, e deve meditá-lo quem as ama.7 São verdade e justiça as suas obras, todos os seus preceitos são estáveis. 8 Inabaláveis pelo tempo afora, são feitos com verdade e retidão.

9 Mandou para o seu povo a liberdade, firmou sua aliança para sempre. Santo e tremendo é o nome do Senhor; 10c porque será louvado eternamente.