Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Solenidade
Evangelho: Jo 2,1-111
Três dias depois, celebrou-se um casamento em Caná da Galileia, e ali estava a Mãe de Jesus. 2 Jesus e seus discípulos também foram convidados para esse casamento. 3 Como o vinho estava acabando, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4 Jesus respondeu:“Mulher, que relação há entre mim e ti? Já não chegou a minha hora”? 5 Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo que ele vos mandar”. 6 Estavam ali seis talhas de pedra destinadas às purificações dos judeus, cabendo em cada uma oitenta ou cento e vinte litros de água. 7 Jesus disse: “Enchei de água essas talhas”. Encheram-nas até a boca. 8 Mandou, então: “Tirai, agora, um pouco e levai ao chefe do serviço”. Eles levaram. 9 O chefe do serviço provou da água mudada em vinho. Ele não sabia qual era sua origem — apesar dos serventes saberem — e falou com o noivo: 10 “Toda gente serve primeiro o bom vinho. Quando os convidados já estão alegres por causa do vinho, serve o de qualidade inferior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!”. 11 Deste modo, Jesus deu início em Caná da Galileia a seus sinais e revelou sua glória. E seus discípulos creram nele.
Primeira Leitura: Est 5,1b-2; 7,2b-31b
Ester, no auge da sua beleza, tinha o rosto corado, alegre e amável o semblante; o medo, porém, lhe angustiava o coração. 2 E, levantando o cetro de ouro, colocou-o sobre seu pescoço e beijou-a, dizendo: “Fala-me!”. 7,2b “Qual é o teu pedido, rainha Ester? Ser-te-á outorgado. Qual o teu desejo? Ainda que seja a metade do meu reino, será cumprido”. 3 A rainha Ester respondeu: “Se encontrei graça aos teus olhos, ó rei, e se ao rei aprouver, seja-me poupada a vida — é este o meu pedido —; seja concedida a vida ao meu povo — é este o meu desejo.
Salmo: Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R/. 11 e 12a)
R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!
11 Ó filha, escuta e vê, inclina o ouvido; esquece os teus e a casa de teu pai, 12a seja a paixão do Rei tua beleza!12b Prostra-te diante dele: é o teu Senhor. 13 Filha de Tiro, acorrem com presentes, os mais ricos do povo te suplicam!14 De majestade e ouro, revestida, toda em brocado e vestes multicores,15 filha de rei, ao Rei é conduzida.15b Virgens amigas formam-lhe o cortejo: 16 conduzindo-a com júbilo e alegria, no palácio do Rei elas penetram.
Segunda Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16a
1 Em seguida, um grande sinal apareceu no céu: uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. 5 E ela deu à luz o filho, um menino, que tinha sido destinado a governar todas as nações com cetro de ferro. Mas seu filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13 O dragão, vendo que havia sido derrubado na terra, perseguiu a mulher que tinha dado à luz um filho, um homem. 15a A serpente vomitou um rio de água contra a mulher, para que ela fosse arrastada na correnteza. 16a Mas a terra socorreu a mulher.