Evangelho: Lc 11,37-41
Naquele tempo: Jesus 37 Tendo acabado de falar, certo fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus entrou e sentou-se à mesa. 38 O fariseu se espantou quando viu que Jesus não tinha feito as abluções antes da refeição. 39 Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está cheio de cobiça e maldade! 40 Loucos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai de esmola o que houver dentro dos copos e dos pratos e todas as coisas serão puras para vós!
Primeira Leitura: Gl 5,1-6
Irmãos: 1 Cristo nos libertou para que fôssemos realmente livres. Portanto, continuai firmes, sem vos sujeitar novamente ao jugo da escravidão.2 Sim, eu, Paulo, vos digo: se vos fizerdes circuncidar, Cristo de nada vos servirá. 3 Atesto de novo a todo aquele que se deixa circuncidar que ele é obrigado a observar toda a Lei. 4 Rompestes com Cristo, vós todos que procurais a justiça na Lei; fostes degradados da graça. 5 Quanto a nós, é do Espírito e pela fé que aguardamos a justiça esperada, 6 pois em Cristo nem a circuncisão vale coisa alguma, nem a incircuncisão, mas a fé animada pela caridade.
Salmo: Sl 118(119),41.43.44.45.47.48 (R/. 41a)
R. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
41 Senhor, venha até mim o teu amor, e o teu auxílio como prometeste!43 Conserva-me a palavra da verdade, que nos teus julgamentos eu confio.
44 Que eu guarde sem cessar a tua lei, possa guardá-la sempre e eternamente!
45 Caminharei por uma estrada larga, porque examino as tuas prescrições.
47 Pelos teus mandamentos eu me alegro, porque os amo de todo o coração.
48 Em teu louvor eu ergo as minhas mãos e sobre teus preceitos eu medito.