Evangelho: Lc 11,42-46
Naquele tempo, disse o Senhor: 42 Mas ai de vos, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e vos descuidais da justiça e do amor a Deus! Devíeis fazer estas coisas sem esquecer aquelas! 43 Ai de vós, fariseus, que gostais de ocupar lugares de honra nas sinagogas e receber saudações nas praças! 44 Ai de vós, porque sois como os sepulcros que não são percebidos, e sobre os quais os homens caminham sem saber!”. 45 Um mestre da lei então disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós”. 46 Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da lei, porque impondes aos homens fardos insuportáveis, enquanto vós mesmos não os tocais nem com um dedo!
Primeira Leitura: Gl 5,18-25
Irmãos: 18 Se vos deixais guiar pelo Espírito, não mais estais debaixo da Lei. 19 As obras da carne são bem patentes: prostituição, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçaria, ódios, brigas, ciúme, cólera, intrigas, discussões, divisões, 21 inveja, bebedeiras, orgias e outras coisas parecidas. Eu vos previno como já o fiz anteriormente: os que praticam essas coisas não tomarão parte no Reino de Deus. 22 Pelo contrário, eis o fruto do Espírito: caridade, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, 23 doçura, autodomínio. Contra tais coisas não existe Lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram suas tendências baixas com suas paixões e desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, sigamos também o Espírito.
Salmo: Sl 1,1-2.3.4.6 (R/. cf. Jo 8,12)
R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!
1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, 2 mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!
3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz,
4 mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa.
6 Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.