Evangelho: Mc 10,35-45
Naquele tempo: 35 Chegaram perto de Jesus os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36 Ele lhes perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. 37 Responderam: “Concede que na tua glória estejamos sentados, um à tua direita e outro à esquerda”. 38 Mas Jesus replicou: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que vou beber, ou ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”. 39 Eles lhe responderam: “Podemos!”. Jesus então lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que vou ser batizado. 40 Mas não pertence a mim conceder que vos senteis à minha direita ou à minha esquerda. Isto é para aqueles aos quais foi preparado”.41 Os outros dez, que tinham ouvido, começaram a se zangar contra Tiago e João. 42 Jesus os chamou para perto de si e lhes disse: “Sabeis que os que são tidos como governantes das nações exercem seu domínio sobre elas, e os chefes, o seu poder. 43 Entre vós não deve ser assim. Aquele de vós que quiser ser o maior, seja o vosso servidor. 44 E aquele de vós que quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.
Primeira Leitura: Is 53,10-11
10 Javé quis consumi-lo com sofrimentos. Se ele oferece a vida em expiação, verá uma descendência, prolongará seus dias, e a vontade de Javé se cumprirá por ele. 11 Por tudo que sofreu, verá a luz e ficará saciado por seu conhecimento. Por suas dores, meu servo justo justificará muitos, tomando sobre si as iniquidades deles.
Salmo: Sl 32(33),4-5.18-19.20.22(R/. 22)
R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!
4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.
18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!
20 Nossas almas esperam no Senhor: é ele o nosso auxílio e o nosso escudo.
22 Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!
Segunda Leitura: Hb 4,14-16
Irmãos: 14 Tendo, pois, um grande sumo sacerdote, que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firmemente a profissão de fé que proclamamos. 15 Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas. Pelo contrário, ele foi tentado em tudo como nós o somos, mas não cometeu pecado. 16 Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono de Deus, onde está a graça, para alcançar a misericórdia e encontrar a graça para a ajuda no momento oportuno.