Evangelho: Lc 12,54-59
Naquele tempo Jesus 54 Dizia ainda às multidões: “Quando vedes uma nuvem levantar do poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’. E é certo. 55 E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer calor de queimar’. E é o que acontece. 56 Hipócritas! Sabeis como interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 E por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando estás indo com teu adversário ao magistrado, procura entrar em acordo com ele pelo caminho, para que não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao guarda e o guarda te jogue na prisão. 59 Eu te garanto: não sairás de lá até pagares o último centavo”.
Primeira Leitura: Ef 4,1-6
Irmãos: 1 Por isso, eu, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que vivais de um modo digno da vocação à qual fostes chamados. 2 Com toda humildade, doçura e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade, 3 cuidadosos em conservar a unidade de espírito pelo laço da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito como também vós fostes chamados, por vossa vocação, a uma só esperança. 5 Só há um Senhor, uma fé, um batismo, 6 só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos.
Salmo: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.
3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?”4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento.
5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!