Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-FEIRA, 30 de Out/2018, 30ª Semana Comum

Evangelho: Lc 13,18-21

Naquele tempo: 18 Jesus ainda disse: “Com que é parecido o Reino de Deus? Com que poderei compará-lo? 19 É parecido com um grão de mostarda que um homem toma e lança na sua horta; ele cresce, faz-se árvore e as aves do céu vêm pousar em seus ramos”. 20 Disse ainda: “Com que vou comparar o Reino de Deus? 21 É parecido com o fermento que uma mulher toma e lança em três boas porções de farinha, de sorte que toda a massa fica fermentada”.

Primeira Leitura: Ef 5,21-33

Irmãos: 21 Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo.22 As mulheres sejam submissas aos seus maridos, como ao Senhor, 23 porque o marido é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja, ele, o salvador do Corpo. 24 Como a Igreja está sujeita a Cristo, assim as mulheres estejam sujeitas em tudo a seus maridos. 25 Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou a ela, 26 para santificá-la e purificá-la pela água do batismo e pela palavra, 27 e fazer com que comparecesse diante de si resplandecente, sem ruga nem mancha, ou algo parecido, mas santa e imaculada. 28 Além disto, os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo, 29 e nunca ninguém deixou de amar sua própria carne; pelo contrário, a alimenta e cuida dela. É assim que Cristo faz com a Igreja, 30 porque somos membros do seu Corpo. 31 E então o homem deixará pai e mãe para se unir à mulher, e serão os dois uma só carne: 32 Este mistério é sublime. Digo isto porque ele se refere a Cristo e à Igreja. 33 Enfim, que cada um de vós ame sua esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido.

Salmo: Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R/. 1a)

R. Felizes todos que respeitam o Senhor!

1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho! 2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz.

3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa.

4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor! 5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz; vê-la feliz ao longo dos teus dias.