Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 11 de Nov/2018, 32º Domingo Comum

Evangelho: Mc 12,38-44

Naquele tempo: Jesus 38 dizia ainda, no seu ensinamento: “Tomai cuidado com os mestres da lei que gostam de circular por aí com roupas vistosas, de receber saudações nas praças, 39 de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes, 40 e devoram os bens das viúvas encobrindo tudo isso com longas orações! Serão julgados com o maior rigor!”.41 Tendo-se sentado diante do cofre de esmolas, reparava como o povo colocava moedas ali. E muitos ricos colocavam bastante dinheiro. 42 Veio também uma pobre viúva que colocou duas moedas de pouco valor. 43 Jesus então chamou seus discípulos e lhes disse: “Eu vos declaro esta verdade: esta viúva pobre deu mais que todos os outros que atiravam o seu dinheiro no cofre, 44 porque todos deram do que lhes sobrava; ela, porém, deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.

Primeira Leitura: 1Rs 17,10-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias Elias 10 levantou-se, então, e foi a Sarepta. Chegando à porta da cidade, encontrou uma viúva a ajuntar lenha. Chamou-a e disse: “Traze-me, por favor, um pouco de água no jarro, para eu beber”. 11 Quando ela já estava a caminho, chamou-a e disse: “Traze-me, por favor, um pedaço de pão em tua mão”. 12 Ela respondeu: “Pela vida de Javé, teu Deus! Não tenho nenhuma migalha, a não ser um punhado de farinha na vasilha e um pouco de azeite na jarra; e eis que ajunto dois paus de lenha; em seguida voltarei para a casa e prepararei o pão para mim e meu filho, comeremos, e depois morreremos”. 13 Tornou-lhe Elias: “Não temas! Volta para casa e faze, como disseste. Prepara-me somente, antes de tudo, um pequeno bolo e traze-me; depois prepararás para ti e o teu filho. 14 Porque assim diz Javé, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não se esvaziará, nem acabará o azeite que está na jarra até o dia em que Javé enviar chuva sobre a face da terra!’”. 15 Ela foi e fez o que Elias tinha dito. Durante dias puderam comer: ela, seu filho, e Elias. 16 A vasilha de farinha não se esvaziou e o azeite da jarra não diminuiu, segundo a palavra de Javé dita através de Elias.

Salmo: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R/.1)

R. Bendize, minh' alma, bendize ao Senhor!

7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros,

8 o Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9a é o Senhor que protege os estrangeiros

9bc Ele sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho.10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.

Segunda Leitura: Hb 9,24-28

Leitura da Carta aos Hebreus

24 Cristo não entrou num Santuário construído por mãos humanas, mera cópia do verdadeiro. Ele entrou no próprio céu, onde se apresenta agora diante de Deus, intercedendo por nós. 25 Não o fez para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como faz o sumo sacerdote, que entra no santuário cada ano com sangue alheio. 26 Pois assim ele deveria sofrer muitas vezes, desde a origem do mundo. Mas, pelo contrário, apareceu uma só vez, na plenitude dos tempos, para suprimir o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 E como todo homem está destinado a morrer uma só vez — depois do que haverá o julgamento —, 28 assim também Cristo se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos homens. Ele aparecerá uma segunda vez, sem relação alguma com o pecado, aos que o esperam, para lhes dar a salvação.