Evangelho: Lc 17,7-10
Naquele tempo, disse Jesus: 7 ‘Quem de vós dirá ao empregado que volta para casa, depois de arar e guardar o gado: ‘Depressa! Vem sentar-te à mesa’? 8 Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me a ceia, põe o avental e serve-me, até que eu acabe de comer e beber, e depois tu comerás e beberás’? 9 Por acaso ele dirá um obrigado ao servidor por ter cumprido suas ordens? 10 Vós também, do mesmo modo, quando tiverdes feito tudo o que vos for mandado, dizei: ‘Somos uns pobres servidores: fizemos o que era de nossa obrigação”’.
Primeira Leitura: Tt 2,1-8,11-14
Leitura da Carta de São Paulo a Tito
Caríssimo: 1 Tu, porém, deves ensinar o que é de acordo com a doutrina certa. 2 Que os velhos sejam sóbrios, honestos e ponderados, fortes na fé, na caridade e na paciência. 3 Que também as mulheres idosas tenham comportamento que convém a pessoas santas: não vivam falando mal, não abusem do vinho, mas ensinem o bem, 4 para instruir as jovens a amarem seus maridos e filhos, 5 e a serem prudentes, puras, boas donas de casa, amáveis, obedientes ao marido, para que ninguém fale mal da palavra de Deus. 6 Aconselha também os jovens a serem controlados em tudo. 7 Tu mesmo deves dar exemplo de bom comportamento. Sê correto e digno. 8 Usa palavras certas e sem erro, para confundir o inimigo, que assim não terá nenhum mal a dizer contra nós. 11 A graça de Deus se manifestou como salvação para todos os homens. 12 Esta graça veio nos ensinar a abandonar a vida sem religião e os pecados da terra e a viver neste mundo com bom senso, justiça e piedade, 13 aguardando que se cumpra nossa feliz esperança e que se manifeste a glória de nosso grande Deus e Salvador, o Cristo Jesus. 14 Ele se entregou por nós para pagar todos os nossos pecados e purificar para si um povo exclusivamente seu, que seja cuidadoso em fazer boas ações.
Salmo: Sl 36(37),3-4.18.23.27.29 (R/. 39a)
R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!
3 Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará.
18 Sobre a vida dos justos vela Deus: para sempre será a sua herança.
23 Pois é Deus que conduz os passos do homem, os caminhos daqueles que lhe agradam.
27 Afasta-te do mal e faze o bem, e terás uma casa para sempre.
29 Será dos bons a terra prometida e nela habitarão por todo o sempre.