FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

11 de Setembro, 24ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 32,7-11.13-14

7 Falou Javé a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito! 8 Depressa apartaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro fundido e estão a adorá-lo, a oferecer-lhe sacrifícios e a dizer: Este é o teu deus, Israel, que te tirou da terra do Egito! 9 E acrescentou Javé a Moisés: “Estou observando este povo, e vejo que é um povo de cabeça dura. 10 Agora, pois, deixa que a minha ira se inflame contra eles, até consumi-los. De ti, porém, farei uma grande nação”.

11 A essas palavras, pôs-se Moisés a implorar a Javé, seu Deus, dizendo: “Por que, ó Javé, haveria de inflamar-se a tua ira contra o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito com grande poder e mão poderosa?13 Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo-lhes: ‘Tornarei a vossa descendência numerosa como as estrelas do céu. E toda esta terra, da qual falei, quero dá-la à vossa descendência, para que a possuam como herança eterna’”. 14 Então Javé se arrependeu do mal que tinha ameaçado infligir ao povo.

Salmo: Sl 50(51),3-4.12-13.17-19

R.Vou agora, levantar-me, volto à casa do meu pai.

3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado!

4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força.

13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

17 Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!

19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

Segunda Leitura:1Tm 1,12-17

Caríssimo:12 Dou graças a quem me deu forças, a Cristo Jesus, nosso Senhor, porque me considerou digno de confiança, pondo-me a seu serviço, 13 a mim que antes fui blasfemo, perseguidor e ofensor insolente. Mas alcancei misericórdia, porque fazia tudo isso na ignorância, pois eu ainda não tinha abraçado a fé. 14 E a graça de nosso Senhor se manifestou com grande riqueza, juntamente com a fé e a caridade, que provêm da união com Cristo Jesus. 15 Esta palavra merece crédito e toda a aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. 16 E se a misericórdia me foi dada, foi para que Jesus Cristo manifestasse primeiro em mim toda a sua generosidade, para que eu servisse de exemplo aos que devem crer nele a fim de conseguir a vida eterna. 17 Ao Rei dos séculos, Deus imortal, invisível e único, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém!

Evangelho: Lc 15,1-10

Naquele tempo:1 No entanto, todos os cobradores de impostos e outros pecadores se aproximavam de Jesus para o ouvir. 2 Os fariseus e os escribas murmuravam: “Este homem acolhe bem as pessoas de má vida e come com elas!”.3 Jesus lhes respondeu com esta parábola: 4 “Quem de vós, possuindo cem ovelhas, no caso de perder uma, não deixaria as noventa e nove no deserto para buscar a que se tinha perdido até achá-la? 5 E, quando a encontrasse, não a colocaria nos ombros, alegre, 6 e voltando para casa, não reuniria amigos e vizinhos, dizendo: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se tinha perdido’? 7 Eu também vos digo: ‘Assim é que haverá maior alegria no céu por um pecador que se converter do que por noventa e nove justos que não precisarem de conversão!’. 8 Ou qual é a mulher que tem dez moedas e, perdendo uma, não acende a lâmpada e varre a casa e a procura atentamente até achá-la? 9 E, depois de achá-la, não reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a moeda que tinha perdido’? 10 É por isso que vos digo: assim é que haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converter”.