PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

2ª-feira, 12 de Setembro, 24ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Cor 11,17-26.33

Abusos no ágape. 17 Nestas minhas exortações, não posso louvar as vossas reuniões, que não produzem o bem, mas o mal. 18 Em primeiro lugar, ouço dizer que há entre vós divisões, quando vos reunis. Em parte acredito nisso. 19 E é preciso haver divisões entre vós, para que os de virtude comprovada se manifestem entre vós. 20 Quando vos reunis em comum, já não é mais para comer a ceia do Senhor. 21 Cada um, assim que chega, sem esperar, toma a sua própria ceia, de sorte que um tem fome, enquanto outro está embriagado.

22 Será que não tendes casa para comer e beber? Ou quereis desprezar a Igreja de Deus e envergonhar os pobres? Que vos direi? Farei elogios? Não, neste ponto não vos posso elogiar.Instituição da ceia do Senhor. 23 Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti, que o Senhor Jesus, na noite em que era traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em minha memória”. 25 Do mesmo modo, após a ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; toda vez que o beberdes, fazei-o em minha memória”. 26 Toda vez que comeis este pão e bebeis este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 33 Por isso, meus irmãos, quando vos reunis para fazer a Ceia, esperai uns pelos outros.

Salmo: Sl 39(40),7-10.17

R. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

7
Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto,

E por isso é que eu disse: “Eis-me aqui! No Livro está escrito a meu respeito que é preciso cumprir tua vontade.

9 Sim, ó meu Deus, é este o meu prazer; trago no coração a tua lei”.

10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes.

17 Mas alegrem-se em ti e rejubilem, ó Deus, todos aqueles que te buscam. E digam sem cessar: “Grande é o Senhor”! aqueles que procuram teu auxílio.

Evangelho: Lc 7,1-10

Cura do servo do centurião.1 Quando acabou este sermão dirigido ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. 2 Havia ali o servo de um centurião a quem ele estimava muito. Ele estava bem mal, quase à morte. 3 O centurião ouviu falar de Jesus e lhe enviou alguns anciãos dos judeus para lhe pedirem que viesse curar o servo. 4 Apresentaram-se a Jesus e lhe pediam com insistência: “Ele merece que lhe faças este favor, 5 porque ama a nossa gente e foi ele quem construiu nossa sinagoga”. 6 Jesus partiu com eles. Já não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizerem: “Senhor, não te incomodes mais, porque não sou digno de que entres na minha casa 7 — tanto que nem me julguei digno de ir ter contigo —, mas dize uma só palavra, e esse meu filho ficará bom. 8 Porque eu também, embora sendo um subalterno, tenho soldados às minhas ordens: e digo a um: ‘Vai lá!’, e ele vai, e a outro: ‘Vem cá!’ e o outro vem, e a meu servo: ‘Faze isto!’, e faz”. 9 Ouvindo isto, Jesus ficou muito admirado com ele. E, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos garanto: nem mesmo em Israel achei tamanha fé!”. 10 Os enviados voltaram para casa e encontraram o servo completamente são.