PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Sábado, 05 de Novembro, 31ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Fl 4,10-19

Gratidão de Paulo. 10 Alegrei-me imensamente no Senhor por ver que, afinal, demonstrastes vosso cuidado por mim.Sempre tivestes tal cuidado, mas vos faltava a ocasião. 11 Não me refiro a privações que passei, pois já aprendi, em boa hora, a contentar-me com o que tenho. 12 Sei viver na necessidade e na fartura. Estou habituado a toda e qualquer condição de vida: a de estar saciado ou passar fome, estar na abundância ou na pobreza. 13 Tudo posso naquele que me torna forte. 14 No entanto, fizestes bem tomando parte nas minhas tribulações. 15 Filipenses, vós bem o sabeis; nenhuma Igreja, no começo da evangelização, desde que parti da Macedônia, tomou parte na conta corrente de débito e crédito, a não ser somente vós.

16 Enquanto eu estava em Tessalônica, mais de uma vez me mandastes o que eu precisava. 17 Não é que eu faça questão de donativos: o que eu considero importante é que o vosso lucro vá aumentando na coluna do vosso crédito. 18 No momento, tenho tudo que é preciso e até mais do que é preciso. Vejo-me na fartura, depois que recebi por intermédio de Epafrodito o vosso presente, como um perfume agradável e sacrifício que Deus recebe com prazer. 19 O meu Deus há de satisfazer esplendidamente em Cristo Jesus a todas as vossas necessidades, na medida da sua riqueza.

Salmo: Sl 111(112),1-9

R. Feliz aquele que respeita o Senhor!

1Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. 6 Jamais vacilará sua conduta, o justo será sempre relembrado.

8 Firme é o seu coração e nada teme; contemplará de cima os inimigos. 9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória.

Evangelho: Lc 16,9-15

9 Por isso vos digo: conquistai amigos com a riqueza injusta para que, quando esta vier a faltar, esses amigos vos acolham nas moradas eternas! 10 Quem é merecedor de confiança nas coisas pequenas também será nas grandes. E quem é desonesto nas mínimas coisas, será desonesto também nas grandes. 11 Portanto, se não fostes dignos de confiança quanto às riquezas alheias, quem vos confiará a que vos é própria? 12 Se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que vos pertence? 13 Nenhum criado pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro. Em outras palavras, se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e à riqueza”.14 Ora, os fariseus, ávidos de dinheiro, ouviam isto tudo e zombavam dele. 15 E Jesus lhes disse: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações; e o que é elevado para os homens, é abominável para Deus.