FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Domingo, 06 de Novembro, 32ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 7,2-4.9-14

2 E vi um outro anjo que subia do lado onde nasce o sol, levando o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro anjos que tinham recebido poder para danificar a terra e o mar, dizendo: 3 “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, enquanto não marcarmos a fronte dos servos de nosso Deus”. 4 Então, ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil marcados de toda a tribo dos filhos de Israel. 9 Depois disso, vi uma grande multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Ninguém conseguia, contá-la.

Todos estavam em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Trajavam roupas brancas e levavam palmas na mão. 10 E eles gritavam bem alto: “A salvação é de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”. 11 E todos os anjos estavam de pé, rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres vivos. Prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus dizendo: 12 “Amém! louvor, glória, sabedoria, ações de graça, honra, poder e força ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13 Então um dos anciãos falou comigo, perguntando: “Quem são estes que estão vestidos com vestes brancas? De onde vêm?”. 14 Respondi: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os que saíram da grande tribulação. Eles lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Salmo: Sl 23(24),1-6

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.

3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento, nem engana, jurando, os semelhantes.

5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!

Segunda Leitura: 1Jo 3,1-3

1 Vede como é grande o amor que o Pai nos dedicou, concedendo-nos ser chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece é porque não o tem conhecido. 2 Caríssimos, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não seja manifesto o que viremos a ser. Sabemos que, quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. 3 Todo aquele que coloca esta esperança nele se torna puro, como ele é puro.

Evangelho: Mt 5,1-12

Sermão da Montanha.1 Vendo essas multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3 “Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados.7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12 Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu.