Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 09 de Novembro, 32ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ez 47,1-2.8-9.12

Naqueles dias: 1 O homem fez-me voltar à entrada do Templo e lá vi uma corrente de água que brotava sob a soleira da Casa e corria para o oriente, pois a fachada do Templo estava voltada para o oriente. A água vinha de debaixo do lado direito do Templo, ao lado sul do altar. 2 Ele levou-me pelo pórtico setentrional e fez-me girar por fora, para o pórtico externo, voltado para o oriente, e eis que a água escorria do lado direito. 8 E disse-me o homem: “Esta água escorre para o distrito oriental e de lá desce para o vale do Jordão.

Quando as águas chegarem ao mar em uma água corrompida, estas se tornarão saudáveis. 9 Acontecerá que, em qualquer parte aonde chegar este rio, qualquer ser que por lá se movimente conservará a vida. Haverá grande quantidade de peixes, pois aonde o rio chega traz a saúde, e tudo que entra em contato com ele conservará a vida. 12 E sobre ambas as margens do rio crescerão árvores frutíferas das mais variadas espécies, cujas folhas não murcharão e cujos frutos nunca acabarão; amadurecerão de mês em mês, pois aquelas águas vêm do Santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio”.

Salmo: Sl 45(46),2-9

R. Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

2 Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro permanente em nossa angústia. 3 Se a terra estremecer, não temeremos; nem se dentro do mar ruem montanhas.

5 A cidade de Deus um rio alegra, o santuário do Altíssimo ele abraça. 6 Quem a pode abalar? Deus nela habita: antes do amanhecer ele a socorre.

8 Eis que o Deus de Israel está conosco; é o Deus de Jacó nosso refúgio! 9 Oh, vinde ver as obras do Senhor, que espalhou pela terra os seus prodígios.

Evangelho: Jo 2,13-22

A purificação do Templo. 13 Estava próxima a Páscoa dos judeus. Jesus subiu a Jerusalém, 14 e encontrou no Templo os que vendiam bois, cordeiros e pombas, e os cambistas em suas bancas. 15 Tendo feito um chicote com cordas expulsou a todos do Templo, com os bois e os cordeiros. Jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas. 16 Disse aos vendedores de pombas: “Tirai daqui essas coisas. Não transformeis a casa de meu Pai em mercado!”. 17 Os discípulos se recordaram do que está escrito: o zelo de Tua Casa me devorará. 18 Por isso os judeus lhe pediram explicações: “Que sinal nos apresentas para agir assim?”. 19 Jesus respondeu: “Destruí este templo e em três dias eu o construirei de novo”. 20 Os judeus replicaram: “Levaram quarenta e seis anos para edificar este Templo e tu serias capaz de reerguê-lo em três dias?”. 21 Porém ele dizia isto a respeito do templo de seu corpo. 22 Quando ressuscitou dos mortos, os discípulos se lembraram do que ele falou e acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus tinha dito.