FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 10 de Novembro, 32ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Fm 7-20

Carissimo: 7 De fato, tive grande alegria e consolação por causa da tua caridade, pois tens confortado, irmão, os corações dos santos. 8 Por isso, embora com todo direito, no Cristo, pudesse determinar o que tens a fazer, 9 eu prefiro pedir, apelando para a caridade. Eu, Paulo, velho como estou e também agora prisioneiro por causa do Cristo Jesus, 10 te peço por meu filho Onésimo, que gerei na prisão. 11 Ele, que antes te foi inútil, agora será útil, a ti e a mim. 12 Mando-o voltar para junto de ti, e tu, recebe-o como a meu próprio coração! 13 Gostaria de conservá-lo junto de mim, para que me servisse em teu lugar, enquanto estou na prisão pelo Evangelho.

14 Mas não quero fazer nada sem o teu consentimento, para que a tua boa obra não seja como que arrancada à força, mas seja feita de livre vontade. 15 Quem sabe se ele não te fugiu por algum tempo para o recuperares para sempre? 16 E não mais como escravo, mas como um irmão querido. Muitíssimo querido para mim. E muito mais para ti, que o terás segundo o mundo e segundo o Senhor. 17 Portanto, se tens em alguma conta os laços que nos unem, acolhe-o como a mim próprio! 18 Se te causou algum prejuízo ou te deve alguma coisa, lança na minha conta! 19 Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: eu o pagarei… Isto para não lembrar como tu deves tua própria pessoa a mim! 20 Sim, irmão, dá-me esta satisfação no Senhor! Dá esta alegria ao meu coração, no meu Cristo!

Salmo: Sl 145(146),7-10

R. Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!

7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros.

8 O Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9 é o Senhor que protege os estrangeiros.

9b E que sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho. 10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.

Evangelho: Lc 17,20-25

A vinda do Reino. 20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21 Nem se poderá dizer: ‘Ele está aqui! ou ele está lá!’. Porque o Reino de Deus já está no meio de vós”. 22 Disse ainda aos discípulos: “Virá o tempo em que desejareis ver pelo menos um dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. 23 Dirão a vós: ‘Ele está aqui’, ‘Ele está lá’, mas não deveis ir atrás, nem segui-los. 24 Porque como o relâmpago brilha de um lado a outro do céu, assim se dará com o Filho do homem no seu dia. 25 Mas é preciso que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.