FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Domingo, 13 de Novembro, 33ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ml 3,19-20

19 Pois eis que vem o dia, ardente como a fornalha; como palha, serão todos os arrogantes e todos os que praticam o mal: o Dia que vem os consumirá, diz Javé dos exércitos, e não lhes deixará nem raiz nem ramo. 20 Mas, para vós que temeis meu Nome, levantar-se-á o Sol de justiça tendo a cura em seus raios; e vós saireis saltando como novilhos na pastagem!

Salmo: Sl 97(98),5-9

R. O Senhor virá julgar a terra inteira; com justiça julgará.

5 Celebrai o Senhor em vossas harpas e nos vossos saltérios. 6 Ante o Senhor e Rei, rejubilai-vos com tubas e trombetas.

7 Aplauda o mar e tudo o que contém, o mundo e os que o habitam. 8 Batam os rios palmas de alegria, as montanhas exultem.

9 Em face do Senhor exultem todos: vem governar a terra. Governará o mundo com justiça, com equidade os povos.

Segunda Leitura: 2Ts 3,7-12

Irmãos: 7 Isto, porque estais bem cientes de que deveis nos imitar. Não vivemos na ociosidade entre vós, 8 nem comemos gratuitamente o pão de ninguém, mas trabalhamos dia e noite com cansaço e empenho, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Evidentemente nós tínhamos direito a isso, mas quisemos ser para vós um modelo a ser imitado. 10 E por isso, estando em vosso meio, nós vos demos desta norma: quem não quer trabalhar, não coma. 11 Ora, ouvimos dizer que entre vós alguns vivem na ociosidade, não querendo nada e gastando o tempo em mexericos. 12 Mandamos e insistimos com essas pessoas, em nome do Senhor Jesus Cristo, que trabalhem com tranquilidade e comam o pão que eles mesmos ganharem.

Evangelho: Lc 21,5-19

Discurso de Jesus sobre os sinais do fim.  5 Como alguns lhe observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’. Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino. 11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu. 12 Mas, antes de tudo isto, vos perseguirão, vos prenderão, vos entregarão às sinagogas e às prisões, vos arrastarão à presença dos reis e governadores por causa do meu nome, 13 e isto vos servirá de ocasião para dardes testemunho. 14 Gravai bem no espírito que não deveis preparar antes a vossa defesa; 15 porque eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 16 Sereis entregues até por vossos pais, por vossos irmãos, vossos parentes e amigos; e eles matarão muitos dentre vós; 17 sereis odiados por todos por causa de meu nome. 18 Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. 19 Com a vossa perseverança é que salvareis vossas vidas.