FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

2ª-feira, 14 de Novembro, 33ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 1,1-4;2,1-5

1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe concedeu, para mostrar a seus servos o que deve acontecer em breve, e que ele comunicou por meio de seu anjo, a seu servo João. 2 Este confirma a Palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo: tudo o que viu. 3 Feliz o leitor e os ouvintes das palavras desta profecia, se observarem o seu conteúdo, porque o Tempo está próximo! 4 João, às sete Igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem, da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.

2,1 Escreve ao anjo da Igreja de Éfeso: “Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda por entre os sete candelabros de ouro: 2 ‘Conheço tuas obras, teu trabalho e tua perseverança, e sei que não podes tolerar os maus e que puseste à prova os que se apresentam como apóstolos, sem o serem, verificando que eram mentirosos. 3 Sei que tens perseverança e que sofreste pelo meu nome sem desanimar. 4 Mas tenho contra ti que esfriaste no teu primeiro amor. 5 Portanto, lembra-te de que altura caíste e converte-te, voltando a fazer tuas primeiras obras. Se não te converteres, eu virei a ti para tirar o teu candelabro do lugar.

Salmo: Sl 1,1-6

R. Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, 2 mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!

3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz.

4 Mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa. 6 Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.

Evangelho: Lc 18,35-43

Cura do cego mendigo de Jericó. 35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, mendigando. 36 Ouvindo o barulho da multidão que passava, perguntou o que havia. 37 Anunciaram-lhe: “É Jesus, o Nazareno, que está passando”. 38 Então, ele começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!”. 39 Os que iam à frente lhe chamavam a atenção para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem pena de mim!”. 40 Jesus parou e mandou que o trouxessem. Quando chegou perto, perguntou: 41 “Que queres que te faça?”. Ele respondeu: “Senhor, que eu veja de novo!”. 42 Jesus então disse: “Vê, tua fé te salvou”. 43 No mesmo instante recuperou a vista e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Todo o povo, diante desse espetáculo, louvou a Deus.